Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 02 de novembro de 2024
Municípios /

Itaueira

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

16/11/2012 - 08h40

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

16/11/2012 - 08h40

Câmara reprova contas de Quirino Avelino

0

 0

 

A Câmara Municipal de Itaueira reprovou na sessão desta sexta-feira (16), por seis votos a zero e três abstenções, as contas do poder público municipal referente aos três primeiros meses de 2008, período que o município foi administrado por Quirino Avelino (foto ao lado). As prestações de contas inerentes ao restante daquele ano, de responsabilidade de Wagner Feitosa, foram aprovadas pelo legislativo.

Entenda a situação do prefeito eleito de Itaueira

As referidas contas da prefeitura de Itaueira foram julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em maio deste ano. Na ocasião, a corte reprovou as contas (janeiro/março de 2008) de Quirino Avelino, que ainda foi condenado a devolver 43 mil reais aos cofres públicos. As de Wagner Feitosa (abril/dezembro) foram aprovadas.

A sessão de julgamento, que contou com a presença de muitos itaueirenses, registrou ausência de três vereadores ligados a Quirino Avelino: Francisco Antonio, Lidiane Maia e Raimundo de Hilda, todos do PTB, partido do ex-gestor e prefeito eleito de Itaueira.

Mesmo com a ausência de três vereadores, o coro foi garantido por dois terços da casa (6 de 9 vereadores): Adalto Moura (PSD), Antônio Cipriano (PSB), Ernandes de Sousa (PTB), Hélio Cipriano (PT), Nivaldo Luz (PSB) e Verbena (PSDB) votaram pela reprovação das contas de Quirino Avelino, tornando-o inelegível.

Quirino Avelino preferiu não enviar advogado para apresentar oralmente sua defesa aos vereadores, mandou por escrito e uma funcionária da casa leu em plenário. Os argumentos de Avelino não convenceram os parlamentares, que seguiram a decisão do TCE-PI.


Leia parte da defesa de Quirino Avelino

Com a decisão, o prefeito eleito de Itaueira passa a integrar a lista de “fichas-sujas” e, dependo da interpretação da Justiça Eleitoral, pode não assumir mandato eletivo em janeiro ou ser cassado.

Veja fotos da sessão!

Comentários