O baixo nível de água da barragem de Poços que represa o rio Itaueira revelou ruinas de casas inundadas há 26 anos. Desde sua construção, em 1986, o reservatório de água nunca havia registrado níveis de água tão baixos. O motivo foi à estiagem que castigou a região sul do Piauí no último ano.
Troncos das arvores derrubadas no período da construção da barragem reapareceram intactos. Ainda é possível visualizar as cercas de madeira que cercavam as roças inundadas. Chama à atenção as ruinas das casas situadas às margens do rio que foram “engolidas” pelas águas da barragem logo no seu primeiro ano de existência.
A imagem mostra onde foi edificada por moradores antigos da região uma casa simples, com 6 cômodos. À sua volta havia dois currais, um para apreender bovinos e outro caprinos, este continha uma cobertura.
São as marcas do passado aparecendo com a estiagem. Felizmente voltou a chover na região e o nível de água do maior reservatório da região começa a se recompor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.