Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Municípios /

Campo Maior

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

19/02/2013 - 13h18

Compartilhe

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

19/02/2013 - 13h18

Município é contemplado com Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

0

 0

Nesta  quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) participará de reunião, em Brasília, com equipe do Ministério da Saúde, para acertar os últimos pontos da liberação de recursos para a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado. Os municípios contemplados são Campo Maior e José de Freitas e os recursos virão do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).

De acordo com Christianne Leal, coordenadora de UPAs no Piauí, a reunião vai definir o montante de investimentos e o porte das unidades a serem construídas. “Estaremos em Brasília acertando os últimos pontos com o Ministério da Saúde para começar a construção dessas duas novas unidades”. No Piauí estão sendo construídas, atualmente, cinco unidades de pronto atendimento contemplando os municípios de Floriano, Bom Jesus, Uruçuí, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Nesses dois últimos, as obras aguardam apenas a finalização de detalhes técnicos para serem entregues à população. O Estado contará com aproximadamente 12 unidades de pronto atendimento preparadas para realizar serviços de emergência pré-hospitalar. O principal objetivo das UPAs, que funcionam 24 horas por dia durante toda a semana, é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial.

Segundo Christianne Leal, provavelmente, as UPAs de Campo Maior e José de Freitas serão de porte 1. Uma UPA de porte 1 abrange uma área de 50.000 a 100.000 habitantes. Possui 700 m² e atende de 50 a 150 pacientes por dia. Deve conter em seu quadro clínico dois médicos, sendo um pediatra e um clínico geral. A unidade possui, em média, de 5 a 8 leitos.

Comentários