A população de Itaueira e região terá na próxima quarta-feira (8) atendimento jurídico social itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI).
Será enviado á comarca local o defensor público Dr. Daniel Gaze Fabris que passará o dia realizando audiências e atendendo ao público.
A ação faz parte do calendário de atendimento do mês de maio proposto pela DPE-PI que estará presente em todas as comarcas do interior do Estado.
A Defensoria Itinerante tem contribuído com muitos cidadãos. Mas dados divulgados recentemente através do Mapa da Defensoria Pública no Brasil, apontam que o Piauí possui apenas 86 defensores públicos, quando deveria contar com 458.
A defensora pública geral do estado, Norma Brandão de Lavenère, afirma que a situação se agravou devido a uma briga judicial.
"Temos que dizer que a defensoria foi vítima de uma fatalidade porque ficamos cinco anos sem poder nomear defensores por conta de uma briga judicial e isso só foi resolvido no fim de 2012. De lá para cá nomeamos 12 e temos mais três autorizados", explica.
Ainda de acordo com o mapa divulgado, das 93 comarcas do estado, apenas 17 são assistidas pela Defensoria Pública. A pesquisa faz também um comparativo de cargos providos do sistema de Justiça do Piauí: são 151 promotores de justiça, 157 magistrados e 86 defensores públicos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.