Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de Itaueira vão participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova será aplicada nesta sexta-feira (10) em todo o Brasil.
A olimpíada é dividida em quatro níveis: os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para o médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida nos diferentes processos.
Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, João Canalle, cada prova será constituído de dez perguntas de raciocínio lógico, sendo cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia.
“As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico. E, muitas vezes, a resposta poderá até constar nos enunciados de outras perguntas. Nossa missão principal é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais, além de instigar o interesse dos jovens”, explica Dr. João Canalle.
Publicidade |
Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2014, além de participarem, nesse ano, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Fonte: OBA
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.