Rogério Holanda, do Liberdade News
O município de Itaueira, que tem como principal atividade econômica a agricultura, terá neste ano uma das piores safras de sua história. As chuvas irregulares derrubaram as perspectivas dos agricultores e as perdas chegam a quase 100%.
Um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaueira (STRI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Emater, Secretária Municipal de Agricultura e lideranças comunitárias aponta que a safra do milho teve perda de 70%.
O estudo mostra ainda, os prejuízos na produção de Arroz Cerqueira (90%), arroz irrigado (20%) e feijão (40%).
O presidente do STRI, José Maria disse ao Liberdade News.com que vai buscar junto ao Poder Público Municipal, Estadual e Federal soluções para o problema. O sindicalista aposto em programas emergências para amenizar os prejuízos dos pequenos agricultores.
“Estamos vivendo em Itaueira a chamada seca verde, apesar do grande volume de chuvas, perdemos a safra, pois o inverno foi irregular. Só tivemos uma regularidade de chuvas a partir de março, tarde demais para quem plantou cedo”, relata José Maria.
De acordo com o sindicalista, as chuvas consideradas tardia para quem planta trouxe grandes benefícios para os criadores. Além das pastagens que brotaram, foi registrado um grande acúmulo de água nos reservatórios do município.
Presidente do STRI, José Maria (Foto: Francisca Leite)
Garantia Safra chega a 169 municípios do Piauí Seca histórica destrói economia rural nordestina Piauí dispõe de R$ 150 milhões para empréstimos a agricultores |
“Mais de 90% dos açudes transbordaram, temos pastagens e água suficiente para nossos animais até o próximo período chuvoso”, informou.
O maior lago artificial da região, no entanto, ainda não está com um bom nível de água. Segundo José Maria, a barragem de Poços se encontra com nível inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.