Alunos do Curso de Geografia da UESPI de Campo Maior realizam pesquisa de campo no espaço urbano do município. Sob a orientação do Professor Edson Barrinha que ministrou a Disciplina Metodologia do Ensino em Geografia, identificaram na paisagem campo-maiorense, os pressupostos da ciência geográfica (Espaço, Paisagem, Lugar, Região e Território), desde o trajeto iniciado na própria UESPI, passando pelo Açude Grande, onde fizeram observação e levantaram algumas hipóteses, a cerca do uso e das condições ambientais do açude, até o Centro Histórico, com paradas na Biblioteca Municipal, Academia Campo-maiorense de Letras e nas igrejas do Rosário e Matriz.
Além disso, foi verificada a existência de muitos prédios de arquitetura do Século XIX e inicio do Século XX, bastante preservados. Mas, já se notam avanços da especulação imobiliária, nestas áreas, sobretudo para a edificação de prédios comerciais.
Todo o trabalho, cuja finalidade foi a de instrumentalizar e dar suporte ao professor de Geografia no exercício de sua prática docente, foi possível devido ao interesse e à atenção dos alunos, dos nossos entrevistados, fontes vivas de informações como a aluna do curso Jurandir Carvalho, do imortal João Alves Filho e auxiliares e outros que muito respeitosamente nos atenderam quando os procuramos. Desse modo, foram 60 horas de prazerosas aulas e conquistas.
Ganha a Geografia. Ganham as cidades de origem desses alunos (Altos, Assunção do Piauí, Boa Hora, Campo Maior, Capitão de Campos e Lagoa Alegre), que terão profissionais mais preparados e cada vez mais compromissados com uma aprendizagem significativa de seus alunos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.