Ontem à noite, longe da correria cotidiana, andei por Teresina com um olhar mais contemplativo. O que vi foi uma cidade sem o brilho do Natal. Sim eu sei que o Parque da Cidadania tá iluminado até por demais, mas é exatamente a isso que me refiro. A iluminação de Natal em Teresina se resume a áreas restritas, que embora sejam públicas não traduzem a magnitude da festa. Eu lamento. Sinto falta do brilho na Frei Serafim (teve um ano em que luzes brancas penderam das árvores e foi lindo, simples assim!), na João XXIII, falta das pontes iluminadas, falta das pessoas passeando com suas famílias na principal avenida da cidade.
Sim, adoro o Natal! e antes que comecem a me patrulhar e dizer que foi por conta da crise, para evitar vandalismo, etc, vou logo avisando: falem o que quiserem, não mudo minha opinião, por isso mesmo ela está aqui nesse espaço que eu gerencio. Ninguém precisa pensar igual, ok? Mas eu acredito que o mínimo que uma administração pública pode fazer nesse período é tentar "contagiar a cidade" com a beleza, respeito, magia e reverência que o Natal traz consigo. Ai vão dizer: gastar dinheiro com luzes quando existem tantas desigualdades?!!!E eu pergunto: E o economizado nisso foi destinado à....? E mais, quando foi que as desigualdades aqui deixaram de existir? Quando foi que muitas famílias deixaram de ser carentes, quando foi que animais deixaram de ser abandonados nas ruas? Quando foi que doentes mentais deixaram de transitar pelas avenidas e pontes da cidade correndo o risco de serem atropelados? Você não vê nada disso? Pois eu vejo diariamente.
Bom, por ai vai, acredito que em cada um desses que citei está representado o aniversariante do dia 25 (sim, nos animais também). E o menino que vai ser festejado vai encontrar uma Teresina onde o concreto se espalha por todo lado, com menos verde e menos luz. Mas nem por isso vou deixar de vivenciar esse período que amo. Que o Natal nos contagie. Um beijo no coração de todos!
-------------
Angela Ferry é jornalista - nas redes sociais.
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.