Não tá fácil arranjar emprego atualmente no Brasil. E o pior, quando aparece uma oportunidade, o candidato ao emprego precisa ter menos de 24 anos, aceitar ganhar menos e não ter a proteção oferecida em vagas que têm carteira assinada.
Os dados sobre desemprego revelados pelo Ministério do Trabalho na semana passada mostram que os novos contratados com carteira assinada estão recebendo menos, ou seja, em média, 21% menos do que os demitidos da mesma ocupação.
As novas vagas de emprego, segundo o IBGE, são predominantemente no mercado informal, sem carteira assinada. No mercado formal, conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, as contratações só superam as demissões entre trabalhadores com até 24 anos.
A recessão começou a atingir mais fortemente a economia brasileira em 2015, quando 1,5 milhão de vagas com carteira assinada foram fechadas. Com a continuidade da recessão em 2016, mais de 1,3 milhão de empregos foram cortados.
----------
Com informações da Folha
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.