Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 02 de novembro de 2024
Colunas /

Redação

acessepiaui@hotmail.com

25/01/2017 - 10h39

Compartilhe

Redação

acessepiaui@hotmail.com

25/01/2017 - 10h39

O que é procrastinar ? como reduzir a sua incidência ?

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

 

A procrastinação é mais comum em quem é mais impulsivo, propenso ao perfeccionismo, se sente oprimido pelas opiniões dos outros ou teme o fracasso. Ela afeta mais os jovens, pois adultos conseguem se controlar melhor à medida que o cérebro se desenvolve. 

 

Baseando-se na pesquisa da psicóloga Fuschia Sirois, da Universidade de Sheffield, Pychyl afirma que todos podemos reduzir a procrastinação seguindo alguns passos. Veja abaixo:

 

1) Practique técnicas de "mindfulness" e meditação para controlar os pensamentos negativos - Dessa forma podemos perceber que não queremos fazer algo sem julgar esse sentimento. Isso nos ajuda a perceber que a tarefa deve ser realizada e começá-la

 

2) Divida tarefa em passos claros e controláveis - Uma das razões de adiarmos o que devemos fazer é que as metas a que nos propomos são em geral grandes e vagas - o que as faz intimadoras e desagradáveis.

 

3) Não se castigue por procrastinar - Pesquisa mostra que os estudantes que se perdoam por procrastinar tendem a não repeti-lo em sua próxima tarefa.

 

4) Apoie-se em bons hábitos que você já tem - um exemplo corriqueiro: procure obedecer a recomendação de seu dentista de usar fio dental ao combinar a tarefa com o hábito de escovar os dentes.

 

5) Pense no 'eu futuro' - Em uma situação corriqueira: quando é necessário entregar um trabalho às nove da manhã imagine a si mesmo tentando terminá-lo desesperadamente na madrugada. Isso pode ajudar a começar a tarefa mais cedo.

 

6) Entenda a importância do que deve ser feito - A procrastinação frequentemente reflete um problema existencial mais profundo de falta de identidade ou direção na vida. Procrastinamos quando a tarefa parece tediosa ou menos significativa. Assim, é preciso não esquecer da razão porque se está realizando a tarefa e como ela se encaixa em suas ambições. É simples como lembrar que fazer um trabalho ajudará a conseguir um diploma, que é indispensável para o sonho de ser doutor.

 

----------
BBC Brasil 

Acesse Piauí

Comentários