Dentre os objetivos do golpe destaco: acabar com as políticas de distribuição de renda (aumento real do salário mínimo, minha casa minha vida, etc), reduzir gastos com políticas sociais, e rever o papel do Brasil como protagonista internacional, fazendo-o voltar ao o papel de subalterno dos Estados unidos.
Nesta linha se enquadra o esquartejamento a que a Petrobrás está sendo submetida: entrega do pré-sal; fim do conteúdo teconológico e industrial nacional em suas contratações para investimentos em petroleiros, plataformas e polos petroquímicos. Agora mesmo a Petrobrás cadastrou apenas empresas estrangeiras para a construção de novo polo petroquímico no Rio de Janeiro. É a colaboração "patriótica" do novo governo do Brasil à retrógrada política nacionalista do Trump.
-----------
Merlong Solano é professor da UFPI, suplente de deputado federal (PT-PI) e secretário estadual de governo - nas redes sociais
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.