Cresci ouvindo sua Divina Obra, Cresci sendo chamado de brega por ter um gosto não alinhado aos padrões de meu tempo. Hoje ele se une a Raul, outro grande Inconformado que tanto me influenciou. Belchior deu uma volta no tempo, levou consigo sua voz esquisita e maravilhosa, nos deixando apenas a ideia de uma nova consciência e juventude que como faca cortou nossa carne,cutucou nossa ferida e nossas alucinações.
Seus versos secos, ácidos e poderosos questionou as relações mercantis e a própria industria cultural com uma profundidade abissal, crítica e filosófico, a pintura não-figurativa de um autor de vasta erudição, de poesia refinadíssima, conhecedor das línguas latinas e da literatura clássica, um artista engajado politicamente de maneira radicalíssima.
Belchior nos ofereceu uma visão do Brasil e do mundo que pouquíssimos filósofos nascidos em nossas terras puderam vislumbrar. Como diz Nietzsche, o homem verdadeiramente de seu tempo sempre está à frente de seu tempo. É o caso de Belchior.
---------------------
José Alves Filho é fotojornalista - nas redes sociais.
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.