Um dos assessores (que não teve o nome revelado) do proprietário do antigo Cine Rex, localizado na Praça Pedro II, no centro de Teresina disse na manhã de ontem (29) que já apareceu proposta de até R$ 5 milhões pela compra daquele antigo prédio, mas o proprietário não quis. Na madrugada deste último domingo, bandidos estouraram a porta da antiga lanchonete São José, que fica conjugada e faz parte do prédio, que também está abandonada.
O ato foi caracterizado pelos populares como mero vandalismo, já que não tinha nada de valor no estabelecimento. “A nova morada dos povos de rua. Pode esperar!”, disse a funcionária pública Elizângela Oliveira, na rede social facebook. “É um absurdo a gente ver um prédio da maior importância para a história de nossa cidade, um cartão postal, se acabando. Bem que o proprietário poderia vender para o Estado dar outra finalidade cultural para o prédio. O Rex não pode morrer!”, disse o escritor Kenard Kruel, assíduo frequentador da praça Pedro II.
Segundo o músico e bonequeiro Chagas Vale, que foi ex-assessor da antiga FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí, atualmente SECULT – Secretaria de Cultura do Piauí o proprietário foi contactado pelos gestores da cultura do Governo do Estado do Piauí desde o ano de 2003 para estabelecer um canal de negociação, visando a compra do imóvel, mas não teve sucesso. Segundo Chagas, o valor inicial era de R$ 800 mil, mas foi sofrendo alterações sucessivas, o que inviabilizou a aquisição.
De acordo o documentário “O Cine Rex e nós”, da JEF Filmes. Roteiro e Direção: Alan Sampaio, o proprietário desistiu do empreendimento pelo esvaziamento da atividade cinematográfica neste tipo de cinema de rua, devido a chegada dos shoppings centers em Teresina no final dos anos 1900. No local também já funcionou uma boate gay, que durou menos de um ano. Em seguida houve a ameaça de transformar o local numa igreja evangélica, o que também não aconteceu. Atualmente o prédio está abandonado.
Oficialmente, o CINE REX fica localizado na praça Pedro II, nº 1301 e foi inaugurado em 26 de novembro de 1939. No decorrer de 65 anos foi o cinema de rua mais central da cidade de Teresina (PI). A única proteção realizada pelo poder público junto ao imóvel é o tombamento parcial do mesmo, pelo decreto: Nº 9.310 de 23/03/95 que foi realizado pelo governo estadual e que determina tão somente a preservação da área externa, fachada do CINE REX.
--------------------------------------------------
José Marques de Souza Filho/Zemarx - músico, filósofo e jornalista.
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.