Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

Redação

Redação

acessepiaui@hotmail.com

23/05/2018 - 11h20

Compartilhe

Redação

acessepiaui@hotmail.com

23/05/2018 - 11h20

CDH vai debater documentos da CIA sobre a ditadura

O debate foi uma solicitação da presidenta da Comissão, senadora Regina Sousa (PT-PI), depois que os documentos vieram à tona.

Ato em memória aos 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, na sede do DOI

 Ato em memória aos 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, na sede do DOI

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal vai debater, nesta quinta-feira (24), os documentos produzidos pela Central de Inteligência do governo norte-americano (CIA) durante o regime militar. O dossiê foi aberto e disponibilizado ao público. O debate foi uma solicitação da presidenta da Comissão, senadora Regina Sousa (PT-PI), depois que os documentos vieram à tona.

Entre as “revelações”, a de que, um mês depois do atentado à bomba do Riocentro, (ocorrido em 30 de abril de 1981), os americanos já tinham indícios de que a responsabilidade pelo ataque era dos próprios militares e não dos grupos de esquerda, como se divulgou à época.

O dossiê da CIA também atestava que, “muito possivelmente” os então diretor do Serviço Nacional de Informações (SNI) e o comandante do Exército tinham conhecimento sobre o plano.

Entre os convidados, o ex-presidente da Comissão Nacional da Verdade, Cláudio Fonteles e a representante da comissão de familiares de mortos e desaparecidos políticos, Iara Xavier. Também presentes os jornalistas Luiz Cláudio Cunha (da Comissão Nacional da Verdade), Eumano Silva (jornalista e pesquisador) e Hildegard Angel (filha de Zuzu Angel e irmã de Stuart Angel Jones, ambos vítimas da ditadura militar). 

A audiência acontece a partir das 9h30, na sala da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal (Ala Alexandre Costa, plenário 3). Também é possível participar com comentários e perguntas, por meio do Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania, e do Alô Senado, através do número-0800612211).

Exame

Comentários