Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

15/10/2018 - 20h51

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

15/10/2018 - 20h51

REFLEXÕES DE UM COME-GIZ

Como professor é o único profissional que tem plateia cativa, o minimo que tem a fazer é respeitá-la. É o que tenho feito.

Professor Cineas Santos tem 48 anos de sala de aula

 Professor Cineas Santos tem 48 anos de sala de aula

Há 48 anos, por absoluta necessidade de sobrevivência, entrei numa sala de aula como professor. Como sou animal de ficar e não de partir, fui ficando, ficando, ficando... O magistério me deu: visibilidade, o respeito de muitos e o carinho de alguns. Deu-me algo de que eu necessitava tanto e nem percebia: plateia. Como professor é o único profissional que tem plateia cativa, o minimo que tem a fazer é respeitá-la. É o que tenho feito. 

Hoje, acordei me lembrando de uma passagem do livro O Profeta , de Khalil Gibran. Inesquecível: "Então, um professor disse: “Fala-nos do ensino.”

E ele respondeu, dizendo: “Homem algum poderá revelar-vos senão o que já está meio adormecido na aurora do vosso entendimento.

O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá de sua sabedoria, mas sim de sua fé e de sua ternura.
Se ele for verdadeiramente sábio, não vos convidará a entrar na mansão de seu saber, mas vos conduzirá antes ao limiar de vossa própria mente".

-------------------
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural. 

Comentários