Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

25/04/2019 - 07h56

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

25/04/2019 - 07h56

Como disciplinar escravos modernos?

A CARTA DE WILLIE LYNCH de 1712 (proprietário de escravos) conhecido por manter os seus escravos disciplinados e submissos.

 

Um pouco de história não faz mal a ninguém! LEIA para entender como se mantêm disciplinados hoje, na mesma perspectiva, os escravos modernos!

A CARTA DE WILLIE LYNCH de 1712 (Ele era proprietário de escravos no Caribe (Caraíbas) conhecido por manter os seus escravos disciplinados e submissos. Acredita-se que o termo “linchar” (to lynch, lynching: em inglês), se deriva do nome dele.
 
“Verifiquei que entre os escravos existem uma série de diferenças. Eu tiro partido destas diferenças, aumentando-as. Eu uso o medo, a desconfiança e a inveja para mantê-los debaixo do meu controle. Eu vos asseguro que a desconfiança é mais forte que a confiança e a inveja mais forte que a concórdia, respeito ou admiração.

Deveis usar os escravos mais velhos contra os escravos mais jovens e os mais jovens contra os mais velhos.
 
Deveis usar os escravos mais escuros contra os mais claros e os mais claros contra os mais escuros. Deveis usar as fêmeas contra os machos e os machos contra as fêmeas. Deveis usar os vossos capatazes para semear a desunião entre os negros, mas é necessário que eles confiem e dependam apenas de nós.

Meus senhores, estas ferramentas são a vossa chave para o domínio, usem-nas. Nunca percam uma oportunidade. Se fizerdes intensamente uso delas por um ano o escravo permanecerá completamente dominado. O escravo depois de doutrinado desta maneira permanecerá nesta mentalidade passando-a de geração em geração”.


------------------
Marta Queiroz é doutora e professora da UFPI, nas redes sociais. 

Comentários