Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

29/05/2019 - 07h57

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

29/05/2019 - 07h57

Universidade é lugar de pensar, questionar e provocar

Então, eu vivi o campus universitário na minha época de estudante e dele veio muito da consciência que hoje trago em mim.

Campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina

 Campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina

Eu não sou do PT (aliás, de nenhum partido), e acho interessante algumas pessoas concluírem que quem não apoia Bolsonaro - e eu abomino e luto contra - é do PT. Coisa de mentalidade reconhecidamente tacanha.

Entretanto, eu confesso que sempre tive uma afeição maior por pessoas e pensamentos da esquerda. E tenho ojeriza da palavra "conservador". Só me remete a quem parou no tempo e se recusa a crescer, mudar, evoluir.

Hoje, estava lembrando que, ainda estudante do Colégio das Irmãs, fui chamada pela madre superiora para uma conversa. Ela tinha preocupação com minhas "ideias libertárias" que começavam a partir do meu cabelo: crespo, solto, usado com uma trança de 4 cores feita por mim...

Já na universidade, a primeira greve da UFPI foi no curso de Engenharia Civil e comandada pela minha turma. Na primeira greve geral, eu era a representante da assembleia na negociação com a reitoria (Osmar Júnior era o presidente do DCE). E na primeira greve de fome, as panelas que fizeram a sopa para os grevistas, quando ela acabou, foram da minha casa.

Participei do Movimento Estudantil local e também nacional, incluindo a participação num congresso em Vitória/ES pela reconstrução da UNE.

Também vi quando nosso movimento se dividiu para formar os partidos políticos: PT e PCdoB. Tive amigos dos dois lados... mas sempre me afastei dos "pelegos".

Então, eu vivi o campus universitário na minha época de estudante e dele veio muito da consciência que hoje trago em mim.

E tenho absoluta convicção de que é exatamente isso que querem destruir, mas não vão conseguir. A universidade é - e deve continuar sendo - um local que instigue a pensar, questionar, duvidar, provocar, pressionar. Sem isso, perde seu sentido: pode formar profissionais, mas não homens e mulheres de verdade.

É o que eu penso.

------------------
Suzane Jales é Jornalista, Escritora e Coach de Desenvolvimento Pessoal e Profissional com foco no Autoconhecimento; nas redes sociais. 

Comentários