Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Colunas /

Mauro Sampaio

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

06/01/2020 - 12h59

Compartilhe

Mauro Sampaio

mauroadrianosampaio@gmail.com

06/01/2020 - 12h59

Abandono, dedicado ao povo da rua

Jornalista Mauro Sampaio vai lançar novo livro dia 16 de janeiro, a partir das 19 h 30, na Livraria Entrelivros, em Teresina.

 

O Brasil assiste a uma explosão demográfica da população de rua. Seres humanos abandonados e que terminam por se abandonar. O crescimento é visível a olho nu. Quais as causas desse triste fenômeno? A Constituição estabelece como objetivo republicano fundamental "erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais".

Abdicaremos de ser um país mais justo e abandonaremos à própria sorte aqueles que "entraram" na rua ou seremos capazes de cumprir nossa "Constituição Cidadã" neste século XXI de tecnologias cada vez mais avançadas?

Nas ruas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina, de 2017 a 2019, presenciei e fotografei o Abandono. A miséria absoluta de tantos seres humanos não pode ser desprezada e entendida apenas como um fracasso pessoal.

O deputado Ulysses Guimarães nos alertou em 1988: "Mais miserável do que os miseráveis é a sociedade que não acaba com a miséria." Abandono é para compreender o morador de rua, solidarizar-se com o morador de rua e refletir sobre a desigualdade no Brasil.

O lançamento será no dia 16 de janeiro, a partir das 19 h 30, na Livraria Entrelivros, em Teresina.

Comentários