Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

10/06/2020 - 10h07

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

10/06/2020 - 10h07

MULHER RENDEIRA EM PEDAÇOS

Lembrei-me dos painéis do pintor Afrânio Castelo Branco danificados no prédio da CEPISA, hoje sob a responsabilidade da Equatorial.

Escultura

 Escultura "Mulher Rendeira" , uma escavadeira a reduziu a pedaços.

Indiferente ao poder corrosivo do tempo, uma "Mulher Rendeira", construída em cerâmica pelo escultor pernambucano Gorbiano Lins ( em 1966), cumpria bem o seu papel: encantar os apreciadores da arte , em Fortaleza. Por sua importância, a escultura deveria merecer cuidados especiais. Não foi o que aconteceu.

Na reforma de uma das agências do Banco do Brasil, onde estava a escultura, uma escavadeira a reduziu a pedaços que foram depositados num container para ser levado ao lixo. Por pura sorte, o professor José Viana da Silva Neto impediu o crime contra o patrimônio cultural cearense. Por sua conta e risco levou os pedaços da escultura para tentar restaurá-la.

A informação viralizou e, só então, o BB se manifestou, prometendo 'rigorosa apuração dos fatos' e se comprometendo a restaurar a escultura danificada.

Ao ler isso, lembrei-me dos painéis do pintor Afrânio Castelo Branco danificados no prédio da CEPISA, hoje sob a responsabilidade da Equatorial. Provocada pelo Conselho Estadual de Cultura, a empresa assumiu o compromisso de restaurar os painéis, mas, até o momento, nada fez de concreto. Vamos ficar calados?

*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta, produtor cultural - nas redes sociais. 

Comentários