Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

25/02/2021 - 09h44

Compartilhe

VC no Acesse

acessepiaui@hotmail.com

25/02/2021 - 09h44

Mais um brasileiro perde batalha pra essa Terrível Peste

Klebert faleceu de Covid-19. Doença evoluiu rápido, afetando coração, rins e pulmões.

 Klebert faleceu de Covid-19. Doença evoluiu rápido, afetando coração, rins e pulmões.

Na segunda-feira (23/02) mais um brasileiro perdeu a batalha pra essa Terrível Peste: o nome dele é Klebert. Uma pessoa iluminada que fez a diferença nesse mundo por sempre irradiar amor, felicidade e vida. Mês passado André, Júnior, Klebert, Hatana e eu fomos pra pizzaria (tomando os devidos cuidados que o momento exige como o distanciamento mínimo entre a gente, uso de álcool em gel e uso de máscara, que só tiramos pra comer pizza e tomar shopp) nesse dia eu não estava conseguindo ver a alegria habitual de Klebert. O mesmo estava de viagem marcada pra Rondônia. Parece que pressentia o iminente fim. Talvez assim que chegou em Rondônia pegou COVID e seu quadro evoluiu rápido com comprometimento de coração, rins e pulmões. Hoje com mais de 250.000 vidas brasileiras perdidas, fiquei pensando na fragilidade da vida. E fiquei pensando na falta de compromisso do chefe do executivo federal que está com as mãos manchadas de sangue, pois um chefe de Estado que não dá exemplo para seu povo não pode merecer tal título. Espero que um dia esse senhor seja julgado por seus crimes genocidas. Quanto a nós que conhecemos o Klebert fica a eterna saudade e a certeza que fez uma diferença enorme para todos.

*****
Weslley Sousa é professor da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, nas redes sociais. 

Brasil bate marca de 250 mil mortes 

Nessa quarta-feira, 24 de fevereiro, o Brasil bateu a marca de 250 mil mortes por covid-19 no pior momento da pandemia do novo coronavírus no país. O número cresceu mais de 30% nos últimos dois meses, mostrando uma explosão de registros depois das aglomerações das festas de fim de ano e do Carnaval (189.264 em 23 de dezembro). Nesse período, também surgiu uma nova variante do vírus, mais transmissível, em Manaus.

No mesmo dia, o país atingiu a maior média de mortes desde o início da pandemia: 1.129 São 35 dias seguidos com índice acima de mil. Mesmo no período mais crítico do ano passado, não houve uma sequência tão longa.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), diversos países tiveram queda importante nos novos casos e mortes na última semana. Isto devido a vacinação está andando mais rápido, enquanto que o Brasil não vem acompanhando esse ritmo.

Em janeiro, em Manaus, pessoas morreram sufocadas, sem oxigênio. Na semana passada, Araraquara (SP) e cidades próximas decretaram lockdown, e Porto Alegre foi classificada como altíssimo risco pela primeira vez. Nesta semana, Uberlândia (MG) e a Paraíba implantaram toque de recolher, Natal restringiu horário de bares e restaurantes e o governo de São Paulo anunciou blitze para reduzir a circulação de pessoas.

No Piauí, o governo decretou toque de recolher de 23 h às 5 h e horário reduzido no comércio do centro de Teresina, funcionará até as 17h e os shopping centers somente das 12h às 21h. Aos finais de semana, somente as atividades essenciais devem funcionar.  As mortes por Covid-19 no estado já atingiram 3.289 pessoas, registradas em 208 municípios. 

Comentários