Depois de anos plantando mandioca, o agricultor Deusdeth Manoel da Silva se tornou o Doutor das Verduras.Na propriedade de um hectare, ele cultiva frutas e verduras. No final de semana a senadora Regina Sousa acompanhada do prefeito Chico Pitú, do vice-prefeito Chico Aroeira e do vereador Birica visitaram a pequena e produtiva horta.
Na propriedade, Deusdeth Manoel cultiva coentro, cebolinha, pimentão, alface, pimenta de cheiro, maracujá e feijão que vende para a prefeitura de Marcolândia e consumidores, incluindo restaurantes, do município. No mês passado ele contou que arrecadou R$ 4 mil reais através do programa Compra Direta. “É uma plantação sem agrotóxicos.” Ele disse que cultivar verduras rende mais do que mandioca, porque a maioria dos agricultores de Marcolândia, a 422 km de Teresina, planta mandioca para a produção de farinha e goma.
Na visita da senadora e do prefeito, o agricultor pediu que eles agilizassem a vinda de técnicos para elaborar projeto de infraestrutura para o barreiro que abastece os moradores da localizada Serra dos Elias. O prefeito informou que já solicitou a presença de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Moto Carroça
O agricultor Francisco Elias da Silva trocou a carroça pela moto para transportar água de um barreira para casa, no povoado Serra dos Elias, em Marcolândia. A água é retirada através de uma bomba que é de um vizinho que divide o equipamento com os outros moradores. Com a moto carroça é mais rápido levar água para o consumo e irrigação da horta que cultiva.
Acesse Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.