Timbiras e Xavantes disputaram no Eixão da Asa Norte, em Brasília, corridas de tora como parte das atividades do Dia Nacional de Cerrado (11 de setembro).
A corrida de tora é uma prova de revezamento entre os companheiros de equipe, masculina e feminina. Do início ao fim do percurso, que pode variar, o (a) atleta carrega no ombro uma tora de buriti de aproximadamente 130 quilos (se homem) e 100 quilos (se mulher). O restante da equipe acompanha aquele ou aquela que carrega a tora, que cede quando cansa. É muito desgastante.*
Os timbiras são povos indigenas cujos grupos habitam, atualmente, o sul do Maranhão, leste do Pará e norte do Tocantins. Os xavantes estão em reservas localizadas no leste de Mato Grosso. Os timbiras têm população de cerca de 9 mil pessoas. Os xavantes, 15 mil.
Os timbiras sairam vencedores do desafio, que foi assistida pelos moradores da Asa Norte de Brasília frequentadores do domingo de lazer no Eixão.
*Timbiras de calção vermelho. Xavantes, preto.
(Texto e imagens: Mauro Sampaio)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.