Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 02 de novembro de 2024
Colunas /

Redação

acessepiaui@hotmail.com

19/09/2016 - 09h59

Compartilhe

Redação

acessepiaui@hotmail.com

19/09/2016 - 09h59

É ridículo dizer que esquema foi montado para perpetuar o PT

Na visão do procurador Deltan Dallagnol, o PT montou um sistema de distribuição de cargos e propinas que garantiu uma "governabilidade", visando a "perpetuação criminosa" do PT no poder. No centro do esquema estaria Lula: sem ele, nenhum dos envolvidos teria sido nomeado para seus cargos. A roubalheira teve como fonte de propinas cobradas do cartel de empreiteiras.

 

Se Lula estivesse no centro do esquema, como argumentou o procurador, poderíamos supor que sua presença nessa rede fosse fundamental para manutenção. Talvez isso seja eventualmente demonstrado, mas os dados disponíveis não o sugerem. 

 

Tanto o cartel das empreiteiras quanto dos aliados que venderem seu apoio ao PT já estavam no ramo antes de 2003. O cartel financiou a campanha de todos os partidos esses anos todos. Só o PT lhes ofereceu favores em troca? Os fisiológicos apoiaram FHC por oito anos, deslocaram-se em massa para o PT até recentemente e agora passaram todos para o lado de Temer. Foi só durante a era petista que essa necessidade de proximidade com a máquina pública foi motivada por interesses escusos?

 

É inteiramente legítimo responsabilizar o PT por ter parcipado disso, mas dizer que o sistema foi montado para perpetuar o PT no poder é ridículo. O sistema já estava ali e, aliás, nunca perpetuou ninguém no poder, justamente porque se adapta facilmente a mudanças de presidente.

 

----------
Celso Rocha de Barros é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford, com tese sobre as desigualdades sociais após o colapso de regimes socialistas no Leste Europeu. É analista do Banco Central e escreve às segundas para a Folha. 

 

Acesse Piauí

Comentários