Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Cultura

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/03/2024 - 07h11

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/03/2024 - 07h11

Exposição abre a Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí

A Exposição Arte Santeira Raízes Piauienses segue até o dia 08 de março na Central de Artesanato Mestre Dezinho.

 

 

Está aberta na Central de Artesanato Mestre Dezinho a Exposição de Arte Santeira Raízes Piauienses: Esculpindo Histórias através de Gerações. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi).

A exposição segue até o dia 08 de março e reúne obras de 23 artesãos santeiros. Entre eles, estão obras de grandes mestres, como Mestre Dezinho, patrono da arte santeira no Piauí, Mestre Expedito, Mestre Cornélio, Mestre Albertino, Mestre Pascoal, Mestre Dim e Mestre Costinha.

Abertura Exposição Raízes Piauienses 2024 (4).jpeg

De acordo com o Superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a exposição é o momento ideal para mostrar as potencialidades da nossa arte. “Isso é muito representativo, porque diz muito sobre o que nós queremos para o nosso artesanato. Esse é só o começo de uma linda história que estamos querendo escrever, deixar um legado para todo mundo que aprecia e participa e que vive, principalmente, de artesanato. A exposição faz parte da comemoração pela Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí, e temos uma programação especial para celebrar o mês do artesão”,  destaca.

Com a temática “Esculpindo histórias através de gerações”, a exposição busca conectar as histórias e os talentos das gerações de santeiros do Piauí, sendo um convite para criar algo duradouro e significativo, que permaneça através do tempo. 

Abertura Exposição Raízes Piauienses 2024 (6).jpeg

Para o artesão Raimundo Ferreira Lima, Mestre Dim, a exposição é um momento de valorizar a arte e o artesão. “A exposição está muito boa e fico muito feliz em participar junto com meus amigos artesãos nessa mostra aqui em nossa casa, que é a Central de Artesanato Mestre Dezinho”, comenta.

Segundo a visitante Rosa Laura, a exposição está bem organizada e o artesanato está bem representado. “A exposição está maravilhosa! Sem dúvidas, muito bonita. Estive olhando e tem cada peça lindíssima! Gostei muito de tudo. Além disso, a exposição proporciona uma renovação na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Queria convidar a população do Piauí e dos outros estados para vir apreciar essa beleza que é o artesanato piauiense”, finaliza. 

Comentários