Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Cultura

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/03/2024 - 06h23

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/03/2024 - 06h23

Espetáculo da Batalha do Jenipapo traz o protagonismo negro na luta pela Independência do Brasil

A Secretaria de Cultura já selecionou 68 atores e atrizes, além de dez cantores para participar do espetáculo.

 

 

O Governo do Piauí divulgou, nesta sexta-feira (08), a programação do 201° aniversário da Batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior-PI. O evento, que contará com a presença do governador em exercício, Themístocles Filho, do secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, e de outras autoridades, será realizado na quarta-feira, 13 de março.

O diretor do espetáculo, Franklin Pires, informou que este ano a Secult firmou parceria com a Escola de Teatro Gomes Campos e também vai levar 45 alunos do curso de teatro para participar da apresentação. Segundo ele,  entre outras novidades, o protagonismo negro estará à frente da Batalha do Jenipapo, servindo para além de contar o fato histórico, questionar o papel do negro nas lutas pela independência do Brasil.

A Secretaria de Cultura já selecionou 68 atores e atrizes, além de dez cantores, para participar do espetáculo. Pelo menos 200 inscritos participaram da audição, que aconteceu dia 16 de fevereiro, no Teatro Sulica, e os ensaios já foram realizados no Club dos Diários e no Theatro 4 de Setembro.

 

Já o produtor do espetáculo, Bruno Dantas, declarou que a Secult está reunindo grandes nomes do estado para compor o elenco da batalha. "Já fizemos a seletiva dos atores e cantores e os ensaios já foram realizados. A população terá acesso a um espetáculo cinematográfico em Campo Maior. Este ano a gente está colocando ainda mais pessoas, o que dá uma dimensão maior ao espetáculo, que além de contar parte da história da independência do Brasil também será uma apresentação de grande beleza", revela Dantas.

A Batalha do Jenipapo foi um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcada pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu no ano de 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um dos responsáveis pela consolidação da independência das terras brasileiras na região.

Programação

A programação do 201° aniversário da  Batalha do Jenipapo iniciará, às 9h, da quarta-feira (13), no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, com a solenidade Cívico-Militar.

Em seguida acontecerá o desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades do estado.

Às 12h, será realizada missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo, em Campo Maior. 

Comentários