Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Educação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/03/2024 - 08h32

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/03/2024 - 08h32

Bibliotecária relata mudanças no trabalho na era digital

A chegada das novas tecnologias mudou muito a realidade da profissão.

 

 

Um trabalho indispensável mesmo na era da informática. Assim, Jandirlene Avelino, servidora da Assembleia, descreve o trabalho da colega que é bibliotecária. No dia 12 de março é comemorado o dia deste profissional, que continua sendo imprescindível mesmo com a chegada da era digital. Na Biblioteca Deputado Costa Andrade, mais conhecida como biblioteca da Alepi, por exemplo, são mais de 2 mil exemplares no acervo digital que pode ser acessado pelo usuário de forma intranet. A pesquisa pode ser feita usando os computadores da Biblioteca, que funciona das 7h30 às 13h30. Tudo é catalogado por Erlania Sales Ramo, que é a bibliotecária responsável pelo acervo da Alepi.

A chegada das novas tecnologias mudou muito a realidade da profissão pois trouxe mais praticidade na inserção das informações dentro da internet, mas o bibliotecário continua sendo a pessoa que organiza todas as informações. Segundo ela o mundo digital trouxe maior agilidade ao trabalho, mas não dispensa que o profissional desta área continue a estudar e se preparar muito.

Não é possível, não é viável o funcionamento de uma biblioteca sem o bibliotecário, porque ele tem o conhecimento técnico para catalogar o acervo. A gente que é servidor dá o suporte, mas nunca é igual ao profissional”, afirma Jandirlene Avelino.

Comentários