Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Tecnologia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/03/2024 - 06h04

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/03/2024 - 06h04

Gov.pi Cidadão ultrapassa 90 mil contas e facilita o acesso ao informe de rendimentos

Tamanha busca revela o interesse dos piauienses em dispor dos serviços públicos digitais com segurança, rapidez e agilidade.

 

 

O Gov.pi Cidadão vem transformando a realidade do Piauí e contribuindo para que o estado seja cada vez mais digital. Desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a plataforma está ajudando milhares de piauienses no acesso à oferta de serviços públicos sem precisar sair de casa. Nesta segunda-feira (18), a plataforma registrou a criação de mais de 90 mil contas. Tamanha busca revela o interesse dos piauienses em dispor dos serviços públicos digitais com rapidez e agilidade.

 A adesão da população ao serviço on-line reduz as filas de atendimento e facilita o dia a dia de pessoas, a exemplo da dona Maria Jesus, pensionista do estado. A aposentada, que costumava se dirigir aos órgãos públicos em busca de seus contracheques e informe de rendimentos, agora fez diferente. Ultrapassando barreiras e vencendo o medo do mundo digital, ela acessou esses serviços de forma on-line pelo aplicativo Gov.pi Cidadão. 

“Baixei pela facilidade que é pra gente conseguir resolver as coisas do Imposto de Renda. Antes eu tinha que ir no órgão, enfrentar a fila. Hoje não. Consegui o informe de rendimentos aqui de casa e já enviei diretamente para o contador.  Eu tive medo de não dar certo, mas hoje eu não tenho mais”, afirmou a pensionista.

WhatsApp Image 2024-03-18 at 13.44.39.jpeg
Gov.pi Cidadão ultrapassa 90 mil contas e facilita o acesso ao informe de rendimentos (Foto: Thanandro Fabrício / Ascom Etipi)

No aplicativo, a aba ‘Perfil do Servidor’ aparece como mais buscada ultimamente. Além do informe de rendimentos, e o contracheque, lá é possível acessar toda a jornada do servidor, obtendo informações sobre férias, faltas, consignados, dentre outros.  
 
O Gov.pi Cidadão conta com mais de 100 serviços públicos ofertados de forma digital. A plataforma está disponível para download nos sistemas iOS, por meio da AppStore, e para Android, na PlayStore. O acesso também pode ser feito pelo site pidigital.pi.gov.br.

Como acessar o informe de rendimentos pelo Gov.pi Cidadão

1. Faça o Login no Gov.pi Cidadão: Acesse o portal ou app Gov.pi Cidadão e faça login utilizando sua ID Piauí, cadastro direto no Portal Gov.pi Cidadão, ou através de sua conta Gov.br. Lembre-se: ao utilizar a ID Piauí, você obtém o selo Opala, garantindo acesso completo aos serviços disponíveis.
 2. Acesse o Perfil de Servidor: Uma vez logado, selecione 'Comprovante de Rendimentos' no seu Perfil de Servidor para baixar o documento necessário.

Quem pode acessar?

Este serviço é exclusivo para servidores públicos do Estado do Piauí, reafirmando nosso compromisso em facilitar o acesso a serviços essenciais de forma digital e segura.
 
Prazo para Declaração do IRPF 2024

A declaração do Imposto de Renda deste ano deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio, com os contribuintes tendo até dois meses e meio para cumprir essa importante obrigação fiscal.
 
Importante

Os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2023 devem entregar a declaração. Além disso, destacamos a ampliação da faixa de isenção para rendimentos de até R$ 2.112,00, beneficiando milhões de contribuintes.

 

Comentários