Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Polícia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/03/2024 - 09h30

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/03/2024 - 09h30

Segurança Pública do Piauí devolve 5 mil celulares a vítimas de assalto

O Fantástico deste domingo (24) mostrou como funciona essa ação da polícia.

 

Devolução de celulares recuperados pela SSP-PI — Foto: Izabella Lima / g1 Piauí

 Devolução de celulares recuperados pela SSP-PI — Foto: Izabella Lima / g1 Piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) já recuperou e devolveu mais de 5 mil celulares frutos de furto e roubo entre 2023 e o início de 2024. O Fantástico de domingo (24) mostrou como funciona a dinâmica que, segundo a SSP, reduziu em 40% o número de roubos e furtos de celulares na capital Teresina. 

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e os delegados Matheus Zanatta e Anchieta Nery, explicam todos os processos que levaram a um sistema que já recuperou celulares no Piauí, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Roraima, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Bahia. 

Uma das vítimas que conseguiu recuperar o celular através da ação da SSP é um motoboy que já foi roubado 9 vezes.

"Nove celulares roubados. Sou motoboy e todos os assaltos ocorreram quando eu tava trabalhando. Com muita alegria conseguir recuperar, vai me ajudar a voltar a trabalhar de novo", disse. 

 

O ciclo do celular roubado

 

Segundo Chico Lucas, a ideia da operação surgiu após a SSP analisar toda a cadeia de comercialização de celulares roubados, que iniciam no assalto e terminam na compra de aparelhos roubados. 

"Quando assumimos, vimos que furto e roubo de celulares estão entre os crimes mais comuns no Brasil. Com isso, tentamos entender a cadeia criminosa desde o roubo, que geralmente é combatido, só que percebemos também que há um mercado do produto roubado que vai do lojista que recebe esses produtos, até o comprador final. Então, tivemos a ideia de responsabilizar toda essa cadeia", explicou Chico Lucas. 

 

  1.  realização de blitzen com busca pessoal, busca veicular e verificação do IMEI do celular;
  2. intimações em massa via aplicativo de mensagem para pessoas que estão com celulares com restrição. O intuito é levar as pessoas até a secretaria para devolverem os aparelhos. A intimação é enviada de um número com selo de verificação da SSP;
  3. operações Interditados, que têm como foco lojas físicas ou virtuais, que fazem a receptação de celulares roubados e a posterior revenda. 64 lojas foram alvo da operação interditados. Todas elas tiveram suspensas atividades econômicas e mais de 30 empresários foram presos.
Sistema pioneiro no Brasil leva à devolução de mais de 5 mil celulares a vítimas de assaltos; conheça modelo — Foto: Adelmo Paixão/g1
Sistema pioneiro no Brasil leva à devolução de mais de 5 mil celulares a vítimas de assaltos; conheça modelo — Foto: Adelmo Paixão/g1 

 

Fonte: G1

Comentários