O anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff destinando verbas para o Piauí, ampliando o Bolsa Estiagem e a portaria que autoriza a Conab a vender milho mais barato, foram analisadas pelo deputado João de Deus (PT) durante entrevista à TV Assembleia na manhã desta segunda-feira (5).
“A economia no meio rural está comprometida com a estiagem severa que enfrentamos. Os animais estão morrendo, a produção toda perdida. É preciso recapitalizar os produtores e agricultores familiares e, desta forma, o Governo Federal se mostra sensível ao problema”, destacou.
João de Deus acrescentou que até o final de novembro a Assembleia Legislativa realizada audiência púbica em São Raimundo Nonato com objetivo de fazer um balanço em uma das regiões mais atingidas pela estiagem. Ao mesmo tempo, ouvir a população sobre até onde os efeitos das ações surtem efeito e discutir ações futuras.
A situação no Piauí foi considerada “vexatória” pelo deputado que defendeu ainda uma concentração de esforços em 2013 para soluções de médio e longo prazo, com base em observações de pesquisadores de instituições como UFPI, UESPI e Embrapa, entre outros.
“Neste momento o foco é o atendimento emergencial. No entanto devemos ter discussão permanente e priorizar ações. Em 2013 vou propor que a Comissão de Combate aos Efeitos da Estiagem da Alepi seja transformada em permanente. É a forma da Assembleia contribuir e ligar os mais diferentes órgãos para ações integradas, definindo o que compete aos governos municipais, estadual e federal”, completou João de Deus.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.