Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Política

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/01/2018 - 23h23

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/01/2018 - 23h23

MPF humilha Lula novamente ao mandar PF apreender passaporte

Não é novidade se mandarem prendê-lo, numa tentativa desesperada de desmoralizá-lo junto ao povo brasileiro. Uma excrescência, uma vergonha!

 

 

O juiz substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, determinou nesta quinta-feira (25) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fique proibido de deixar o país. A ordem judicial determinou ainda que a PF (Polícia Federal) apreenda o passaporte de Lula.

A medida foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem que o ex-presidente faria amanhã, 26/01, à Etiópia para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A íntegra da decisão ainda não foi divulgada.

A Polícia Federal informou que já recebeu a ordem de apreensão do documento do ex-presidente.

Caso a apreensão seja efetuada nas próximas horas, Lula terá de abortar a viagem que faria amanhã, 26/01, para a Etiópia. O ex-presidente é esperado em Adis Abeba, capital do país, para participar de um evento na sede da União Africana sobre o combate à fome no continente. Segundo o MPF, a viagem poderia trazer riscos à investigação, como uma eventual tentativa de fuga.

A ida de Lula à Etiópia foi confirmada no dia 15 de janeiro. O convite, porém, foi feito ainda em novembro, antes de o TRF-4 pautar o julgamento do ex-presidente.

Opinião do Acessepiauí

A decisão desse juiz substituto é estapafúrdia. É vil, inominável, pois na cabeça dele e, de quem está por trás dele, é possível que o ex-presidente fuja do Brasil na viagem que fará a Etiópia. Na verdade esse "magistrado" submete o ex-presidente a mais uma humilhação pública, comete a mesma injustiça do juiz Moro quando botou a Polícia Federal para invadir e revirar o apartamento de Lula, em São Bernardo-SP, o sítio em Atibáia-SP e confiscar até os celulares dos netos do ex-presidente. Sem falar que em outra oportunidade, esse juiz Moro fez a PF conduzir coercitivamente Lula para um depoimento, quando na verdade, naquela ocasião, a medida seria um pretexto para prendê-lo, o que terminou não conseguindo. Na verdade toda essa pirotecnia dos adversários de Lula com aceleração do processo contra o ex-presidente é para que ele não seja candidato nas eleições de 2018, para isso precisam pressioná-lo até o limite de suas forças. Portanto, não será nenhuma novidade se mandarem prendê-lo o mais rapidamente possível, numa tentativa desesperada de desmoralizá-lo junto ao povo brasileiro. Uma excrescência, uma vergonha! 

Comentários