O período de 1989 a 2012 foi marcado no Piauí pela expectativa de entrega à população do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao longo desses 23 anos, foi criada e fortalecida a esperança de que a partir da inauguração do mesmo o Estado finalmente iria oferecer uma saúde pública digna e de qualidade para seu povo mais carente, pois a nova unidade de saúde, juntamente com as demais, daria conta de atender a demanda de pacientes.
Fotos: Rogério Holanda
Finalmente, vamos verificar se a profecia estava certa ou errada, pois no final da manhã desta sexta-feira (9) o HU foi entregue à população. Entre os presentes estavam deputados estaduais, federais e o vice-governador do Piauí José Filho (PMDB).
O superintendente do hospital, Avelar Alves da Silva, avisa que o HU começa a funcionar de forma gradual. “O Hospital Universitário estará totalmente disponível para a população até o final de dezembro, a partir de agora oferecemos atendimento ambulatórias, depois será ofertados mais serviços em outras áreas”.
Ainda de acordo com o superintendente do HU, a unidade possui 201 leitos em enfermarias, 30 leitos de UTI – o que corresponde a um terço do total de leitos de Terapia Intensiva da cidade, 10 salas para cirurgia e quatro para pequenos procedimentos cirúrgicos, além de laboratórios, setor de imagem e 53 ambulatórios. “Com esses ambulatórios teremos uma média de 1200 a 1500 atendimentos por dia”, afirma.
Segundo Luis Júnior, reitor da Ufpi, a unidade de saúde tem capacidade de realizar de 1200 a 1500 atendimentos por dia, além de 23.760 consultas e 1.320 cirurgias por mês. "Vamos poder fazer o convênios com os melhores hospitais públicos do Brasil e do exterior. Com os projetos de mestrados e doutorados vamos poder buscar recursos em agências de fomentos para que o hospital seja competitivo. Vamos mostrar que é possível expandir com qualidade", explica o reitor.
Ao todo, são 300 leitos, destes 50 já estão disponíveis desde o dia 31 de outubro. Outros 50, que incluem os leitos das UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), devem funcionar em dezembro, período em que o Hospital Universitário vai passar a atender casos de alta complexidade.
No último dia 24 de outubro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) divulgou o resultado final do processo seletivo simplificado para o Hospital Universitário e deu início à contratação dos 379 profissionais que trabalharão no HU.
Os profissionais admitidos no processo de seleção são contratados pela EBSERH, com lotação no HU, sob o regime da consolidação das leis do trabalho (CLT). A EBSERH é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela gestão dos hospitais universitários federais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.