Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/04/2018 - 14h59

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

11/04/2018 - 14h59

Nível de água da Barragem do Bezerro cai 60 cm; governador visita famílias

Cerca de 453 pessoas já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas. Na cidade de Batalha, outras 108 pessoas.

 

Famílias desabrigadas em José de Freitas

 Famílias desabrigadas em José de Freitas

As ações de monitoramento da Barragem do Bezerro, em José de Freitas continuam sendo realizadas para conter o vazamento. O governador Wellington Dias, esteve no local, nesta quarta-feira (11), para acompanhar de perto o trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (Semar), Secretaria de Assistência Social (Sasc), Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de José de Freitas. 135 famílias já foram retiradas de locais considerados de risco.

A operação emergencial começou no último domingo (8), e o nível da barragem segue diminuindo. Segundo o diretor do Idepi, Geraldo Magela, a última medição constatou que a altura do espelho d'água caiu 60cm, nos últimos dois dias, o que significa uma situação mais estável. 

“Vamos continuar fazendo o monitoramento, agora numa situação bem mais tranquila. Em 48h, as águas desceram 60 centímetros, apontou a última medição. Estamos confiantes com o nosso trabalho”, disse Magela. Técnicos do Idepi analisaram a fissura e infiltração, depois realizaram a abertura de um canal para acelerar o escoamento controlado das águas.

“A água que estava saindo no ponto de infiltração da parede da barragem também já diminuiu consideravelmente, o que significa que o trabalho surtiu efeito e estamos tendo êxito”, garantiu o diretor do Idepi. Novas máquinas e equipamentos estão chegando em José de Freitas para fazer o trabalho de restauração, já que o trabalho de prevenção já está sendo feito no local desde o último domingo. 

Assistência e defesa civil 

Em José de Freitas, Wellington Dias visitou famílias desabrigadas que estão alojadas no Centro de Assistência à Criança e Adolescente, e afirmou que vai visitar outras cidades que estão em situação de risco. "Desde domingo, estou ciente da situação da barragem. Estive acompanhando e definindo medidas com ao auxílio da vice-governadora e todos os órgãos competentes. O lado bom é que muitas reservas de águas agora estão cheias, o que alivia o período de estiagem. No início do ano, quando percebemos que a estação seria rigorosa, criamos um grupo integrado, pronto para eventuais situações de alagamentos, disse o governador. 

O Corpo de Bombeiros apresentou ao governador Wellington Dias uma lista as cidades em risco; a quantidade de famílias e pessoas resgatadas e que não teve ninguem ferido até o momento. Cerca de 453 pessoas já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas. Na cidade de Batalha, outras 108 pessoas.

O diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, disse que alagamentos vão continuar para algumas cidades do Piauí. “Continuaremos com o alerta para algumas regiões, mas é importante esclarecer que nem todas estão diretamente relacionadas ao volume de água do Bezerro, e sim pelo volume de chuvas que vem aumentando nos últimos dias”, disse. Para estas situações também há operações específicas.

Na última segunda (9), a vice-governadora Margarete Coelho esteve no local e realizou uma reunião com a força tarefa e com prefeitos das cidades de José de Freitas, Barras, Cabeceiras e Lagoa Alegre. As medidas que foram tomadas nesse encontro já foram executadas. 

Doações 

Algumas famílias estão alojadas no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de José de Freitas. Quem deseja realizar doações pode se dirigir diretamente ao local que fica na Rua Benedito Avelino, 1 - Cidade Nova. A Escola Municipal Agripino Portela também está sendo um ponto de doações. 

Comentários