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Redação

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14/05/2018 - 14h46

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14/05/2018 - 14h46

Transporte público de Teresina recebe investimentos e vive boas perspectivas

Um novo sistema de transporte rodoviário, aliado a ampliação do transporte ferroviário, deve melhorar o serviço.

 

Governo recebe primeiro VLT para Metrô de Teresina nesta segunda (14)

 Governo recebe primeiro VLT para Metrô de Teresina nesta segunda (14)

Um dos serviços mais reclamados pela população teresinense é o transporte público. Mas a capital vive perspectivas de evolução nessa demanda.  Primeiro, a prefeitura iniciou a implantação de um novo sistema de transporte rodoviário, com linhas integradas, paradas e terminais mais confortáveis. As mudanças já chegaram na zona Sul e passa por adequações.

Agora, o Governo do Estado do estado anunciou a chegada do primeiro dos três Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs). A previsão é de que, até junho, o primeiro VLT já esteja em funcionamento, com capacidade para transportar até 600 passageiros.
 
De acordo com o cronograma, até o mês de agosto o Metrô de Teresina contará com mais dois VLTs em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem. Os VLTs estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará. 
 
Na primeira etapa das obras de modernização do metrô, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros VLTs. Nesta fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé), duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas, mais a construção de um Centro de Controle Operacional.

Na segunda etapa do projeto, que deve contar com recursos provenientes de operação de crédito ou recursos da OGU, vão ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis veículos. Também deve ser duplicado o restante da linha férrea, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Poti. 
 
 
 

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