O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), propôs durante pronunciamento na sessão desta quarta-feira (14), que as escolas do Piauí comecem a ensinar os alunos conviver com a seca.
De acordo com o parlamentar, as políticas assistencialistas do Governo não estão sendo capazes de resolver o drama dos flagelados pela seca. “Os pequenos agricultores recebem ajuda de programas assistenciais, como o Bolsa Família, Bolsa Estiagem, Segura Garantia Safra, mas que não dispõe das condições mínimas de continuar vivendo numa região onde não existe água sequer para consumo humano e animal”, destacou.
O parlamentar do PTB acredita que uma mudança no ensino básico poderia corroborar com a resolução desse problema que sempre existiu no Nordeste. “Estamos apresentando uma proposição para tentar mudar a cabeça do homem do semiárido, sugerimos que a Secretaria de Educação insira na grade curricular das disciplinas já existentes como Ciências, no Ensino Fundamental, e Biologia, no Ensino Médio, os conteúdos curriculares ensinando aos alunos como conviver com a seca, sugerindo o plantio de mudas resistentes à longos períodos de estiagem, bem como a criação de animais rústicos, que melhor se adaptem à falta de água e de alimento”, explicou Monteiro.
Segundo a proposta, a criança passa a estudar temas relacionados à própria realidade. “Hoje, nossos filhos são ensinados sobre uma realidade e, ao chegarem em casa, se deparam com uma outra completamente diferente daquela que acabou de aprender na escola. Devemos ensinar a essas crianças que elas não precisam sair da sua terra natal para alcançar êxito na vida, como aconteceu com gerações passadas, acabando com a autoestima desses piauienses”, afirmou o deputado.
Fernando Monteiro argumenta que a mudança nos currículos deve ocorer até nas séries iniciais do ensino básico. “Educação contextualiza dos conteúdos com a realidade da região deve fazer parte dos currículos escolares desde as primeiras séries, para que esses pequenos piauienses possam aprender a conviver com a seca”, finaliza.
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