A Polícia Militar Ambiental apreendeu 59 pássaros no final da tarde dessa quinta-feira (15) em Jardinópolis (SP). Depois que a polícia recebeu uma denúncia anônima, os animais foram encontrados em uma casa no bairro São Gabriel onde mora um grupo de 17 trabalhadores rurais do Piauí.
No local, foram encontrados exemplares de trinca-ferro, coleirinha e canário-da-terra. A polícia suspeita que as aves foram pegas pelo grupo com alçapões e seriam enviadas para a comercialização no Nordeste.
Os moradores trabalham como temporários em canaviais da região. “Durante o dia de trabalho no corte da cana, eles teriam deixado alçapões armados e traziam as aves para cá”, afirmou o tenente da PM Diogo Araújo.
Segundo ele, 20 aves foram encontradas em cativeiro dentro da mesma gaiola. Dois dos envolvidos, apontados como os donos das aves, serão multados em R$ 29,5 mil – cada um – e responderão em liberdade por crime ambiental. “Elas não são aves em extinção, mas são aves nativas”, afirmou.
Os pássaros serão submetidos a uma avaliação e depois serão soltos em uma mata da região.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.