A Câmara Municipal de Itaueira reprovou na sessão desta sexta-feira (16), por seis votos a zero e três abstenções, as contas do poder público municipal referente aos três primeiros meses de 2008, período que o município foi administrado por Quirino Avelino (foto ao lado). As prestações de contas inerentes ao restante daquele ano, de responsabilidade de Wagner Feitosa, foram aprovadas pelo legislativo.
Entenda a situação do prefeito eleito de Itaueira
As referidas contas da prefeitura de Itaueira foram julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em maio deste ano. Na ocasião, a corte reprovou as contas (janeiro/março de 2008) de Quirino Avelino, que ainda foi condenado a devolver 43 mil reais aos cofres públicos. As de Wagner Feitosa (abril/dezembro) foram aprovadas.
A sessão de julgamento, que contou com a presença de muitos itaueirenses, registrou ausência de três vereadores ligados a Quirino Avelino: Francisco Antonio, Lidiane Maia e Raimundo de Hilda, todos do PTB, partido do ex-gestor e prefeito eleito de Itaueira.
Mesmo com a ausência de três vereadores, o coro foi garantido por dois terços da casa (6 de 9 vereadores): Adalto Moura (PSD), Antônio Cipriano (PSB), Ernandes de Sousa (PTB), Hélio Cipriano (PT), Nivaldo Luz (PSB) e Verbena (PSDB) votaram pela reprovação das contas de Quirino Avelino, tornando-o inelegível.
Quirino Avelino preferiu não enviar advogado para apresentar oralmente sua defesa aos vereadores, mandou por escrito e uma funcionária da casa leu em plenário. Os argumentos de Avelino não convenceram os parlamentares, que seguiram a decisão do TCE-PI.
Leia parte da defesa de Quirino Avelino
Com a decisão, o prefeito eleito de Itaueira passa a integrar a lista de “fichas-sujas” e, dependo da interpretação da Justiça Eleitoral, pode não assumir mandato eletivo em janeiro ou ser cassado.
Veja fotos abaixo, clique na imagem para ampliar!
Para ler mais notícias sobre Itaueira clique aqui. Siga nossa página no Facebook.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.