Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/05/2019 - 08h27

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/05/2019 - 08h27

Alcenor Almeida, fundador do Hospital São Marcos falece em Teresina

O médico tinha 93 anos e era natural de Palmeirais. Foi vereador de Teresina no período de 1989 a 1993.

 

Dr. Alcenor Barbosa de Almeida

 Dr. Alcenor Barbosa de Almeida

Faleceu neste domingo, 05 de maio, em Teresina, o fundador do Hospital São Marcos, o médico Alcenor Barbosa de Almeida. Ele tinha 93 anos e era natural de Palmeirais. Foi também vereador da capital, no período de 1989 a 1993. 

Seu corpo será velado no prédio da Câmara Municipal de Teresina, nesta segunda-feira, 06 de maio, a partir das 10h.  

Em 1952, Alcenor Almeida se formou em medicina. Logo em 1953 começou a trilhar sua carreia em Teresina durante mais de 50 anos de profissão. Foi fundador do Hospital São Marcos e a partir de 1965 passou a ser presidente da instituição. 

Ao completar 70 anos, Dr. Alcenor fechou seu consultório, aposentou-se como médico e passou a dedicar-se exclusivamente ao Hospital São Marcos. O hospital, durante sua administração cresceu de um pequeno ambulatório para um centro de saúde com atendimento em todas as especialidades, passando a ser uma referência no tratamento oncológico no país. 

Numa entrevista concedida ao Portal do Medplan, em 2005, Alcenor Almeida narra uma das mais importantes etapas de sua trajetória como médico e administrador do Hospital São Marcos, em Teresina: 

"O HGV significou o nascimento de uma medicina de primeiro grau em Teresina. Era de fato o único hospital da cidade, depois surgiram a Casamater e o Santa Maria, e em seguida o Hospital São Marcos começou a nascer. Já na minha administração ampliei o ambulatório, fiz instalação de uma bomba de cobalto, depois veio a construção do hospital, com 70 leitos, dois pavimentos e centro cirúrgico com seis salas.  O São Marcos continuou crescendo, o ambulatório foi ampliado de oito consultórios para o que tem hoje: 69. De um só médico foi para dez, e hoje tem cerca de 230 médicos, três andares de hospital, oito blocos, um centro cirúrgico com 10 salas de cirurgia, serviço de hemodinâmica com duas máquinas, duas UTIs de dez leitos cada, serviço de quimioterapia com 20 leitos para tratamento ambulatorial, radioterapia com dois aceleradores lineares, uma bomba de cobalto mais potente que a inicial.E todo esse serviço de radioterapia é computadorizado. Complementando este serviço temos um aparelho de braquiterapia para o tratamento do câncer de colo uterino, que é o que há de mais moderno, não tem nada igual no Brasil, creio que nem no INCA (São Paulo). Com este aparelho o tratamento é feito com aplicação uma vez por semana com 15 minutos de duração de quatro a seis semanas. Pelo método convencional anterior, o tratamento obrigava a mulher a ficar quatro dias deitada com os elementos radioativos colocados dentro da vagina, sem poder se mexer, nem levantar. Então, avalio a medicina do Piauí localizada em Teresina, levando em conta o Hospital São Marcos e os outros, como uma das melhores e mais bem equipadas do Brasil e com excelentes profissionais".

Comentários