Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/04/2025 - 15h43

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/04/2025 - 15h43

Chuvas intensas devem persistir no Piauí até o fim de abril, alerta Semarh

Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea.

 

 

O Piauí deve enfrentar mais chuvas intensas nos próximos dias, segundo alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.

A previsão se baseia em dados recentes. Nos últimos cinco dias, o Baixo Parnaíba já registrou acumulados significativos: 128 milímetros em Barras, 93 milímetros em Cabeceiras e 77 milímetros em Ilha Grande. Para os próximos sete dias, a expectativa é de acumulados entre 50 e 100 milímetros na faixa Litorânea, tendência que já vem se confirmando.

A cidade de União, por exemplo, já acumula 67 milímetros nos últimos cinco dias, São José do Divino 65 milímetros, e Teresina ultrapassa os 50 milímetros, concentrados principalmente na zona leste da capital, área propensa a alagamentos”, detalha a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.

Segundo a climatologista, embora a probabilidade de chuvas muito fortes diminua entre os dias 24 e 26 em Teresina, a previsão indica um retorno da intensidade, a partir da madrugada de 26 até o dia 28. “Mesmo com a redução da intensidade, os volumes de chuva permanecerão acima da média esperada para abril. Enquanto o Litoral e o Norte piauiense enfrentam chuvas, o Sudeste do estado deve registrar temperaturas acima de 38 graus nos últimos dias de abril.”, alerta Sara.

Outro ponto importante a ser destacado trata-se da amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), que no auge do outono se apresentará de maneira elevada, ou seja, temperaturas máximas que podem chegar aos 39ºC e mínimas que podem ficar abaixo dos 15ºC a partir do mês de maio, especialmente no Sul do Estado.

Comentários