Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 24 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/02/2020 - 09h56

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/02/2020 - 09h56

UFPI disponibiliza 2.146 vagas para diversos cursos de EAD no Piauí

Período de inscrição será de 07 a 12 de fevereiro. O candidato poderá optar por oito opções de cursos de graduação em 42 polos no estado.

 Divulgação

Lançamento do edital dos cursos de EAD no salão nobre da UFPI

 Lançamento do edital dos cursos de EAD no salão nobre da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) lançou o edital com 2.146 vagas para diversos cursos de graduação. Pela primeira vez a seleção será realizada por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A solenidade, ocorrida no final de semana passado, contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; do Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD; da Profa. Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD; também marcou presença o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso; o Ellen Gera de Brito Moura, Secretário Estadual da Educação; coordenadores de 25 polos do EAD e prefeitos.

A educação pública de qualidade sempre foi à base da UFPI, na formação de profissionais que atendam os anseios da população. Na palavra de apresentação do edital, a Profa.  Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD, explicou como o candidato deve proceder no certame. “Ofertamos 2.146 vagas na modalidade a distância para 41 polos. Esse processo seletivo é bem específico, as inscrições serão feitas mediante o preenchimento do formulário simplificado disponível no link. Os candidatos preencherão, o cadastro, com informações pessoais e informarão o ano do Enem realizado ou de melhor nota entre 2014 a 2019", diz.

O período de inscrição se dará de 07 a 12 de fevereiro. O candidato poderá optar por oito opções de cursos distribuídos em 42 polos no estado:

- Licenciatura em Letras-Inglês;
- Licenciatura em Geografia;
- Bacharelado em Ciências Contábeis;
- Bacharelado em Administração Pública;
- Licenciatura em Letras-Português;
- Licenciatura em Matemática;
- Licenciatura em Ciências da Natureza;
- Bacharelado em Turismo;

O resultado inicial será publicado no site da UFPI no dia 05 de março, e as matriculas acontecerão de 11 a 13 de março. Nesse caso, as matriculas serão nucleadas em todos os campis da UFPI. A novidade é que, neste ano, trabalharemos diretamente com a equipe conjunta de heteroidentificação.

De acordo com Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, o último processo seletivo disponibilizou mais de 10 mil vagas, considerado o maior certame de Educação a Distância no Brasil. “Foi um objetivo planejado e, agora, realizado. A previsão é que outro edital seja lançado ainda no mês de julho deste ano. Agradeço o esforço de todos que colaboraram”, exprime.

Qualquer pessoa que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos de 2014 a 2019, tendo atingido o mínimo 300 pontos em cada área do conhecimento, inclusive a redação, pode tentar uma única vaga e em um único polo. A classificação ocorrerá em ordem decrescente, por curso e por polo, a partir da média aritmética simples.

O resultado positivo que a EAD vem desenvolvendo no Estado do Piauí é um esforço mútuo entre várias instituições, dentre elas, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Conforme destaca o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso, as pessoas que lidam com educação realmente têm que imaginar o futuro. “A quem diga que o futuro vai ser impiedoso com aqueles que tiveram a oportunidade de fazer pela educação e não fizeram. Nós estamos fazendo a nossa parte. Eu acredito muito nesta modalidade de educação”, diz.

O uso das notas obtidas no ENEM é permitir que a educação pública de qualidade chegasse a todas as camadas da sociedade e, sobretudo, as regiões interioranas do estado, é o que defende o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera de Brito Moura. “Faço um destaque especial pela atitude da UFPI pelo uso do ENEM nesta seleção. Iremos padronizar a política de democratização de acesso ao ensino superior”, defende.

Desde o ano de 2006 o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI vem oferecendo educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região. Presente em 42 municípios, sendo 40 no Piauí e dois na Bahia, oferta mais de 17 cursos de graduação.

 

Divulgação

Comentários