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Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/02/2020 - 16h19

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06/02/2020 - 16h19

Assistentes Sociais lançam Carta Aberta onde denunciam desmonte da Previdência Social

Serviços do INSS estão hoje restritos aos canais via internet e, com isto, atendimentos presenciais nas agências praticamente deixaram de existir.

 

Assistentes Sociais e diretores do Sintsprevs-PI

 Assistentes Sociais e diretores do Sintsprevs-PI

Profissionais do Serviço Social do INSS-PI, com o apoio do Sintsprevs-PI, lançaram esta semana uma "Carta Aberta à População" onde denunciam "o desmonte da Previdência Social Pública".

O documento denuncia que, após o implemento do Projeto INSS digital, os serviços do órgão ficaram restritos ao sistema digitalizado, ou seja, via canais pela internet e, com isto, os atendimentos presenciais nas agências praticamente deixaram de existir. 

"Essas medidas administrativas têm representado a restrição de direitos de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, principalmente, de pessoas idosas, pessoas com deficiência, com baixa escolaridade, que residem em locais isolados e sem acesso a internet, que têm dificuldade para compreender todo esse conjunto de mudanças e não têm acesso às ferramentas digitais. Ou seja, tem atingido a população mais vulnerável do país".
 
A carta também denuncia que "a Medida Provisória-MP no 905, de 11/11/2019, extinguiu o Serviço Social Previdenciário, que era o único serviço previdenciário que atendia presencialmente os usuários do INSS, num momento no qual a lógica institucional e o projeto do governo é retirar os cidadãos das agências, dificultando, desta forma, o contato da população com os servidores do INSS para resolver demandas que não conseguem ser solucionadas por meios digitais e canais remotos".

"Sem o Serviço Social no INSS, a tendência é que essas pessoas fiquem desassistidas, sem qualquer tipo de serviço especializado e que leve em consideração as suas particularidades e necessidades de atendimento personalizado e humanizado".

Leia abaixo a carta aberta que vem sendo distribuída à população: 

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

O INSS, desde 2017, vem implementando o Projeto INSS digital, com amplo uso da tecnologia no acesso aos serviços ofertados por essa instituição. E, desde junho de 2019, disponibilizou quase todos os serviços através dos canais remotos (Teleatendimento 135, Meu INSS), restringindo o acesso ao sistema digitalizado, no sentido de reduzir o atendimento presencial nas Agências da Previdência Social-APS.

Essas medidas administrativas têm representado a restrição de direitos de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, principalmente, de pessoas idosas, pessoas com deficiência, com baixa escolaridade, que residem em locais isolados e sem acesso a internet, que têm dificuldade para compreender todo esse conjunto de mudanças e não têm acesso às ferramentas digitais. Ou seja, tem atingido a população mais vulnerável do país.

Como agravante desta situação, a Medida Provisória-MP no 905, de 11/11/2019, extinguiu o Serviço Social Previdenciário, que era o único serviço previdenciário que atendia presencialmente os usuários do INSS, num momento no qual a lógica institucional e o projeto do governo é retirar os cidadãos das agências, dificultando, desta forma, o contato da população com os servidores do INSS para resolver demandas que não conseguem ser solucionadas por meios digitais e canais remotos.

Sem o Serviço Social no INSS, a tendência é que essas pessoas fiquem desassistidas, sem qualquer tipo de serviço especializado e que leve em consideração as suas particularidades e necessidades de atendimento personalizado e humanizado.

Por isso, nós profissionais de Serviço Social do INSS, com o apoio do CRESS-PI, do SINTSPREVS-PI, dos conselhos de defesa de direitos das pessoas com deficiência, das pessoas idosas, de assistência social, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência-OAB-PI e das entidades de atendimento direto a esse público e que estamos acompanhando as dificuldades enfrentadas por esses pessoas, bem como seu sofrimento para obterem atendimento de qualidade junto às Agências da Previdência Social, com registros de idas e vindas, gastando recursos
que não dispõem sem resolverem efetivamente seus problemas, vimos denunciar o desmonte da Previdência Social Pública, defender a permanência do Serviço Social Previdenciário no INSS e o atendimento presencial nas Agências da Previdência Social para as pessoas excluídas social e digitalmente.

A LUTA É DE TODOS!

JUNTE-SE A NÓS EM DEFESA DO PATRIMÔNIO DOS TRABALHADORES E DA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO!

DIGA NÃO À CONTRATAÇÃO DE MILITARES PARA O INSS.

CRESS-PI
SINTSPREVS-PI

      

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