Desde a última terça-feira que o trafégo na Serra do Quilombo, região produtiva de grãos do Cerrado, no município de Bom Jesus, a 632 quilometros de Teresina, está completamente parado devido as chuvas que caem com intensidade na serra.
Muitos produtores já acumulam prejuízos com a impossibilidade de realizar o plantio de grãos, principalmente soja. O presidente da Associação dos Produtores da Serra do Quilombo, em Bom Jesus, Leivandro Fritzen, informou que o plantio da próxima safra já era para ter sido concluído, porém, devido as condições climáticas, nem 30% do platio foi efetuado.
Segundo ele, os produtores também temem não conseguir escoar a produção e ocorrer o apodrecimento dos grãos. Bem articulados, os produtores já conseguiram o apoio do governador Wilson Martins que prometeu construir a estrada da serra, porém, é necessário esperar que as chuvas sejam suspensas. Até lá, terão que conviver com os prejuízos.
Leivandro informou que a estrada da serra sempre foi um problema e que a situação só não era pior porque a associação, com ajuda dos produtores, vinham dando manuntenção. “Este ano, todos os pontos estão críticos e não temos mais dinheiro para ajeitar”, assegura.
Na Serra do Quilombro estão instalados mais de 100 produtores, o tráfego na rodovia é de aproximadamente 70 carretas por dia, transportando cerca de 3 mil toneladas entre soja, milho, arroz e feijão.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.