Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/09/2021 - 08h19

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/09/2021 - 08h19

Empresas reduzem pesos de produtos para não aumentar preços

 

Chocolates têm peso de embalagens reduzidas para manter preços

 Chocolates têm peso de embalagens reduzidas para manter preços

Para enganar e ou iludir os consumidores em relação ao aumento da inflação, muitos empresários para não revelar que o produto ficou mais caro, trazem menos unidades ou reduzem pesos ou medidas menores do que antes.  

O fenômeno é conhecido em inglês como "shrinkflation" e pode ser traduzido como "reduflação". É uma estratégia comercial das marcas: diminuir o produto para não aumentar o preço. Na prática, fica mais caro para o consumidor, porque ele está comprando menos quantidade com o mesmo dinheiro.

Brasileiros, que convivem com inflação acumulada de 9,68% em 12 meses, têm reclamado de produtos cada vez menores. A caixa de ovos que não vem mais com uma dúzia, chocolates e biscoitos que encolheram, o sabão em pó que dura menos. São vários exemplos.

O peso da barra de chocolate e da caixa de bombom é um dos casos que mais geram comentários nas redes sociais. O consumidor percebeu que algumas marcas populares estão vendendo embalagens cada vez menores.

"Sou do tempo que a barra de chocolate Nestle era de 200 gramas. Está cada dia menor e não vejo redução equivalente no preço. Daqui a pouco a barra de chocolate virá na embalagem da Gillete", afirma a consumidora Mara Selma. 

Por lei, as empresas têm obrigação de avisar na embalagem quando houver uma redução. Mas órgãos de defesa do consumidor dizem que nem sempre esse aviso é claro o suficiente. Em alguns estados, se o aviso for muito pequeno, o consumidor pode pedir o dinheiro de volta.

Comentários