Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

20/09/2021 - 08h55

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

20/09/2021 - 08h55

Supermercado piauiense faturou quase R$ 1 bilhão em 2020

Grupo R Carvalho cresce 22% apesar da chegada de gigantes nacionais.

 

 

O avanço cada vez maior de redes nacionais e internacionais de supermercado no Piauí não inibiu o crescimento do grupo local R Carvalho. Em 2020, a empresa faturou quase R$ 1 bilhão, uma alta de 22% em relação a 2019, e ficou na 144ª posição entre no Ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasil 2021, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), e primeira no ranking de supermercados do Piauí, em faturamento.

Apostando no atacado e no varejo ao mesmo tempo, as redes Assaí, Maxxi, Atacadão e Mix Atacarejo têm inaugurado novas unidades no Piauí nos últimos anos. No entanto, um trunfo faz o Grupo R Carvalho ter força para enfrentar os concorrentes de peso: a longa experiência com o mercado local. O próprio ranking da SBVC admite o sucesso do varejo local, pois há uma relação profunda com os clientes, entendendo seus hábitos e preferências.

O presidente do Grupo R Carvalho, o piauiense Reginaldo Carvalho, reconhece que sua proximidade com a população do Piauí o credencia para conhecer melhor os hábitos do consumidor. “É uma experiência que vem desde 1983, quando abri a primeira unidade do Carvalho, em Teresina. Entendemos os costumes do piauiense e isso contribui para a fidelização do cliente”, explicou o empresário ao Piauí Negócios.



O documento da SBVC diz ainda o varejo supermercadista local construiu uma relação profunda com seus clientes, entendendo profundamente as características, hábitos e preferências da população de seu entorno. Isso faz com que as redes supermercadistas de médio porte tenham imensa força em suas áreas de atuação e inibam o crescimento das líderes nacionais.

Esse é um dos fatores pelos quais as cinco maiores redes do segmento detêm, há vários anos, cerca de 45% do faturamento dos supermercados, índice muito inferior ao encontrado em mercados maduros, como Reino Unido, França e Alemanha. O varejo regional ainda é imbatível no relacionamento “olho no olho”, muito valorizado fora das grandes metrópoles.

Apesar da importância da relação local, Reginaldo Carvalho acrescenta que para fazer frente à concorrência é necessário também ser competitivo, e isso passa pelo preço final que chega ao consumidor. Ele frisa que as redes nacionais e internacionais de supermercados, por estarem listadas na Bolsa de Valores, precisam mostrar resultado para os acionistas e, assim, têm um limite de preços. “Já nós podemos ter uma margem de lucro menor e conseguimos ter preços atraentes”, diz o empresário.

A rede R Carvalho nasceu após a cisão do Comercial Carvalho, em 2019, fundado por Reginaldo em 1983. O grupo R Carvalho possui atualmente 29 lojas e emprega mais de 3 mil pessoas. A empresa é a 49º maior do Brasil no seu segmento (supermercados), no Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Fonte: Piauí Negócios

Comentários