Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

09/02/2022 - 10h01

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

09/02/2022 - 10h01

Construção de parque solar deverá gerar 2.000 empregos no litoral do Piauí

O Complexo Solar Litoral Piauiense será composto por 22 usinas, cada uma com capacidade de produção de 50 MegaWhats de energia limpa, totalizando 1.1 GigaWhats de potência.

 

 

O Piauí deve receber em breve um novo complexo solar para produção de energia limpa no litoral. O tema foi tratado em reunião, na manhã de segunda-feira (07), entre o governador Wellington Dias e investidores da Quinta Solar Energia. Estiveram presentes ainda, o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Howsembergson de Brito; a secretária do Planejamento, Rejane Tavares e a vice-governadora, Regina Sousa.

“Recebemos investidores da empresa Quinta Solar Energia e eles fizeram uma apresentação sobre um importante projeto para o litoral piauiense. São Usinas Fotovoltáicas de Energia Solar, nos municípios de Luís Correia e Bom Principio. É um grande investimento que trará um ótimo retorno para o nosso Estado e aqui tivemos acesso ao projeto ambiental e o cronograma que já estão prontos e foram apresentados”, afirmou Dias.

O projeto apresentado receberá um investimento de R$ 4,4 bilhões durante 24 meses. O Complexo Solar Litoral Piauiense será composto por 22 usinas, cada uma com capacidade de produção de 50 MegaWhats de energia limpa, totalizando 1.1 GigaWhats de potência, o que equivale a alimentação de 1 milhão e 600 mil residências. A construção da primeira parte do complexo está prevista para 2024, a segunda parte em 2025 e em 2026 ela começa a operar. Isso tudo numa área total de 2.735 hectares, onde serão implantadas as placas solares.

A vice-governadora Regina Sousa destacou que é importante olhar para a área social dentro de um grande investimento como este. “Pessoas, famílias sempre são impactadas com empreendimentos, sejam grandes ou pequenos. É necessário todo cuidado com quem mora na região. Olhar com carinho o que afeta os moradores e mitigar esses efeitos até a conclusão completa da obra”, afirmou.

Segundo o secretário Howsembergson de Brito, é um empreendimento que traz desenvolvimento e geração de emprego e renda para os piauienses, principalmente para a região onde serão instalados os parques. “É o estado do Piauí contribuindo para o desenvolvimento nacional e até mundial, no caso de produção e geração de energia. Acreditamos no projeto apresentado pela Quinta Solar e ele passa a ser uma realidade em nosso Estado, e o norte do Piauí receberá esse grande investimento com geração de mais de 2.000 empregos diretos e indiretos”, garantiu.

De acordo com Diogo Amatto, diretor jurídico da Quinta Solar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Piauí (Semar), já liberou a licença prévia para que outras autorizações do empreendimento possam seguir seu curso. “Ainda estamos aguardando autorizações da Aneel e ONS. No ano que vem vamos negociar os contratos de construção, são grande empresas que virão construir esse complexo e são elas que na prática irão empregar. Pretendemos fazer capacitação para facilitar a entrada de piauienses nesse projeto”, explicou.

Comentários