Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Notícias /

Política

12/12/2012 - 13h55

Compartilhe

12/12/2012 - 13h55

Juiz reprova contas de campanha de prefeito eleito no Piauí

Candidatos eleitos no município de Itaueira tiveram prestações de contas reprovadas pela justiça eleitoral.

 Rogério Holanda, do Liberdade News

Foto: Rogério Holanda/Liberdade News

 Foto: Rogério Holanda/Liberdade News

O prefeito eleito de Itaueira Quirino Avelino (PTB) teve suas prestações de contas da campanha eleitoral de 2012 reprovadas pelo Juiz da 72ª Zona Eleitoral, Max Paulo Soares de Alcântara (foto ao lado).

Na sentença, o magistrado aponta irregularidades como ausência da documentação do doador, o que “compromete a regularidade das contas, pois não possibilita a sua identificação como produção do próprio doador, de sua atividade econômica ou de sua propriedade, requisito expresso no parágrafo único do art. 23 da Resolução TSE 23736, recomendando a desaprovação”.

Chama atenção na prestação de contas do candidato eleito a aquisição, durante a campanha, de duas bolas de futebol. Mas na decisão da Justiça Eleitoral consta que houve justificativa convincente e que, portanto, mereceu apenas ressalva.

Foram reprovadas também as prestações de contas dos seguintes vereadores eleitos no minicípio de Itaueira: Homim (PTB), Lidiane Maia (PTB), Raimundo de Hilda (PTB) e Verbena Feitosa (PSDB).

O Magistrado desaprovou ainda as contas de campanha de Wagner Feitosa (PSB), segundo colocado na disputa pela prefeitura, Hélio Cipriano (PT), que tentou se reeleger como vereador e outros candidatos que não conseguiram se eleger.

Todas as reprovações supracitadas são reversíveis, os ex-candidatos devem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí contra o parecer do juiz da 72ª Zona Eleitoral.

A reprovação das contas em primeira instância não impedirá a diplomação dos eleitos, que deve ocorrer até o dia 19 de dezembro. Se a decisão for mantida, eles passam a integrar e lista de fichas sujas.

Rogério Holanda, do Liberdade News

Comentários