Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 24 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

01/04/2022 - 10h45

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

01/04/2022 - 10h45

Padre Tony Batista, novo imortal da Academia Piauiense de Letras

 

Pe. Tony Batista, criador da Caminhada da Fraternidade de Teresina

 Pe. Tony Batista, criador da Caminhada da Fraternidade de Teresina

O padre Tony Batista é o mais novo imortal da Academia Piauiense de Letras (APL), e tomará posse em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (01/04), no auditório Dom Avelar Brandão Vilela (Bairro de Fátima). Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina e diretor da Ação Social Arquidiocesana (ASA), o padre passa a ocupar a cadeira de número 22, que pertenceu ao desembargador Nildomar Silveira.

O religioso é filósofo e teólogo, com mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e entusiasta da cultura e da comunicação. Entre seus escritos se destaca o livro Memórias de Um Peregrino, onde relata as suas experiências na Terra Santa.

Para o padre, muito além de uma conquista pessoal, a homenagem é um reconhecimento do papel da Igreja na formação da identidade e da cultura piauiense.

“A Academia é uma das instituições mais importantes e mais sérias do Piauí. É um grupo de homens e mulheres de alto conceito, gabarito, conhecimento cultural, que são uma grande referência da nossa cultura. Então eu entro, mas não entro só, pois é como se eu fosse acompanhado por muitos irmãos padres que não apenas passaram por lá, mas que foram patronos e fizeram história na instituição”, afirmou.

Pe. Tony tem 75 anos e é natural da cidade de São Pedro do Piauí. Além da sua formação religiosa, o sacerdote também possui especialização em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Santiago (Chile) e é reconhecido por muitos como um notório orador.

É dele a criação da Caminhada da Fraternidade, evento que é patrimônio cultural e imaterial do Piauí, e que anualmente arrasta uma multidão de pessoas para as ruas de Teresina, em prol dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja.

Como comunicador, o religioso tem participação diária na programação da Rádio Pioneira de Teresina, que é mantida pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, onde ocupa a função de presidente, e tem um quadro semanal no programa Notícia da Manhã, da TV Cidade Verde. Padre Tony também possui um canal no YouTube e no Spotify onde apresenta semanalmente reflexões e orientações espirituais.

Comentários