Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Esporte

02/01/2013 - 17h23

Compartilhe

02/01/2013 - 17h23

Clubes piauienses intensificam treinos de olho no Estadual

Maior parte das equipes retorna aos treinamentos nesta quarta-feira (2), três semanas antes da primeira rodada do Campeonato Piauiense 2013

 Do Globo Esporte/Piauí

 

 

Passado o período de festividades de fim de ano, é hora de os clubes que disputarão o Campeonato Piauiense se movimentarem na preparação para chegar bem no torneio, tanto física quanto taticamente. Alguns times começarão as atividades com bola após um período de treino apenas físico. Outros estão iniciando os trabalhos só agora e há até uma equipe que pensa em pedir adiamento da estreia caso considere necessário. Confira a programação de cada uma das equipes neste início de 2013.

Flamengo-PI

Celso Teixeira aposta em estilo linha dura para fazer o Flamengo vencer em 2013 (Foto: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)Celso Teixeira teme reduzido tempo para treinar
(Foto: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)

O rubro-negro piauiense é um dos times que inicia só agora sua preparação para o Campeonato Piauiense. Durante o mês de dezembro, o clube se preocupou em definir o novo treinador, cargo que ficou com Celso Teixeira. Além dele, alguns jogadores foram anunciados, como o atacante Edison Di e os volante Lucca Vieira e Amaral, este último ex-jogador da Seleção Brasileira.

A Raposa inicia os treinamentos nesta quarta-feira (2), às 15h30, ainda atrás de alguns reforços. O treinador Celso Teixeira considera curto o tempo de treinamento que irá dispor antes da estreia no Estadual, mas afirma que a dificuldade pode ser contornada.

- Em vários clubes nós temos de 40 a 45 dias para treinar, mas não dá para culpar ninguém. Eu acho que o calendário é um pouco injusto, principalmente com os times do Nordeste. Mas agora vamos trabalhar o máximo possível para já estrearmos bem.

River-PI

Elizeu Aguiar, presidente do River-PI (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Elizeu Aguiar aposta em temporada vitoriosa
(Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)

Outro clube só inicia os treinamentos nesta quarta-feira é o River-PI. O Galo, embora tenha anunciado o elenco há mais de 15 dias, só irá se apresentar às 16 horas de amanhã, no Centro de Treinamento Afrânio Nunes. No entanto, ao contrário de Celso Teixeira, o presidente do time, Elizeu Aguiar, considera esse tempo mais que necessário para a preparação do grupo, mesmo que outras equipes tenham começado com antecedência.

- Quem começou antes foi mais fazendo peneirão, atrás de jogador. A gente achou melhor não iniciar trabalhos antes das festas, para aí ter que parar, perder o que tinha sido feito e começar tudo de novo depois. A nossa comissão técnica também considera o tempo suficiente, já que o trabalho físico hoje é muito avançado. O Vasco, por exemplo, joga dia 17 e só vai se apresentar agora também.

Piauí

Piauí - Apresentação (Foto: Flávio Meireles/GLOBOESPORTE.COM)Piauí luta para encerrar jejum de quase 30 anos
(Foto: Flávio Meireles/GLOBOESPORTE.COM)

Entre as equipes que começaram seus trabalhos com um pouco mais de antecedência está o Piauí. O Enxuga Rato se apresentou antes do Natal, fazendo trabalhos físicos enquanto novos reforços iam chegando. Após um coletivo realizado no último domingo (30), onde o treinador Fernando Tonet avaliou a qualidade de cada jogador após um período de apenas treino físico, o grupo se reapresenta nesta quarta-feira. Às 16 horas, no Centro de Treinamento do clube, o elenco inicia os primeiros trabalhos com bola.

Cori-Sabbá

Toni, atacante ex-Comercial-PI (Foto: Divulgação)Toni, a grande contratação do Cori-Sabbá para
2013, se apresenta na quinta (Foto: Divulgação)

O time que começou a se movimentar com mais antecedência para o Campeonato Piauiense não é da capital, e sim de Floriano. O Cori-Sabbá acertou com o treinador Vanin ainda no mês de novembro, e no mesmo período começou a realizar treinamentos com atletas da região para formar o elenco, além de procurar alguns reforços vindos de outros clubes do Piauí e estados vizinhos.

Após pequenas pausas para Natal e reveillon, o elenco se reapresenta já na tarde desta quarta-feira para dar continuidade aos trabalhos. Na quinta (3), chegam alguns reforços que acertaram com o time recentemente: o goleiro Baby, os volantes Fagundes e Jackson, além dos atacantes Cafezinho e Toni. O treinador Vanin considera que este trabalho mais longo pode trazer bons frutos para o Cori, que não vence o Piauiense há quase 20 anos.

- Com certeza vai nos trazer uma grande vantagem. O futebol da cidade estava parado há dois anos, e agora os jogadores da região já estão preparados para disputar como profissionais. Sabemos que os outros clubes têm mais estrutura, mas nós podemos equilibrar isso com mais tempo de trabalho.

4 de Julho

Comissão técnica do 4 de Julho (Foto: Silvio Vieira/Clique Piripiri)Comissão técnica do 4 de Julho fez peneiras para
garimpar talentos (Foto: Silvio Vieira/Clique Piripiri)

O Colorado é vítima de um problema comum com os times do interior do estado: a dependência da Prefeitura. Com mudanças de administração tanto no clube como na Prefeitura de Piripiri, houve um impasse em relação ao patrocínio que seria repassado à equipe. Assim, com problemas financeiros, o treinador Nelson Mourão tem dificuldades para montar o elenco, e recorreu a peneiras na região para garimpar jogadores.

Na tarde desta quarta-feira se apresentam apenas 11 jogadores já contratados pelo clube. Na quinta-feira (3), chegam os quatro primeiros reforços: o goleiro Vagner, o zagueiro Maicon, o volante Marcelo e o atacante Renan Carioca. O treinador Nelson Mourão tenta agora contornar os problemas para ir bem com o 4 de Julho.

- A situação financeira ficou difícil e o teto salarial muito baixo, o que nos fez perder alguns jogadores. Assim, nos vimos obrigados a recorrer às peneiras para garimpar jogadores, até porque na cidade se reclamava muito que não valorizavam os locais. Estou hoje com apenas 50% do grupo, e queria estar com ele completo.

Picos

Nilson Sergipano Campinense (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Atacante Nilson Sergipano é a bola da vez para 2013
(Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)

Outro pioneiro nos treinamentos foi o Picos. O Zangão apresentou o elenco para a torcida e já iniciou os treinos na segunda quinzena de dezembro. Após uma pausa desde o último sábado (29), o elenco também se reapresenta na tarde desta quarta-feira, e retorna aos treinamentos na quinta-feira. A novidade será o início dos treinamentos técnicos e táticos, além da presença do atacante Nilson Sergipano, último atleta a se apresentar ao treinador Cícero Monteiro. O presidente do clube, Paulo Lauriano, vê vantagens em começar os trabalhos cedo.

- Se não ajudasse, prejuízo não iria trazer, mas com certeza uma preparação de 15 dias antes ajuda a melhorar muita coisa.

Parnahyba

Paulo Moroni, treinador do Parnahyba, campeão piauiense em 2012 (Foto: Neyla do Rêgo Monteiro)Moroni comandará o primeiro treino do Parnahyba
na sexta-feira (Foto: Neyla do Rêgo Monteiro)

Assim como o 4 de Julho, o Tubarão também enfrenta problemas para acertar o patrocínio com a Prefeitura de Parnaíba. Em difícil situação financeira justamente no ano do centenário em que tenta o bicampeonato, o clube vai se mexendo como pode para contratar reforços, quitar salários atrasados e manter a base do elenco campeão em 2012.

Na noite de quinta-feira, os jogadores se apresentam na sede do time, antes de iniciar os treinamentos na sexta-feira (4). Com a chegada pendente podem ficar o atacante Reinaldo Gaúcho e o meia Capela, que ainda não tiveram as passagens compradas pelo clube, justamente por falta de dinheiro.

Barras

Danillo Queiroz  (Foto:  Treinador do Barras, Danilo Queiroz, aposta em boa campanha do time na Copa SP Futebol Júnior)Danilo Queiroz comandará o sub-20 e o profissional
(Foto: Flávio Meireles/GLOBOESPORTE.COM)

De todas as equipes que disputarão o Campeonato Piauiense, o Barras é o mais atrasado. O clube, por exemplo, foi o último a anunciar um treinador - Danilo Queiroz, que comanda atualmente o time que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os garotos, inclusive, devem compor a base do elenco que disputará o Estadual, com o incremento de alguns reforços.

Até o momento, somente o goleiro Douglas, que teve passagem pelo time em 2011, foi anunciado. Até a primeira quinzena deste mês devem ser confirmados mais cinco ou seis reforços, de acordo com a diretoria. O último jogo do Barras na primeira fase da Copa São Paulo está marcado para o dia 12 de janeiro. Caso a equipe avance na competição, a diretoria do Leão de Marathaoan estuda a necessidade de pedir um adiamento da estreia do time no Estadual.

 

Do Globo Esporte/Piauí

Comentários