Acontece no dia 28 de Janeiro deste ano a licitação que visa à contratação de serviços técnicos especializados para Elaboração do Projeto Executivo e para a Supervisão das Obras do Sistema Adutor Bocaina/Piaus II.
O Governo do Estado, através da SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS– SEMAR/PI vai licitar R$ 3.605.126,84 (três milhões, seiscentos e cinco mil, cento e vinte seis reais e 84 centavos). Esse valor será destinado apenas à elaboração e fiscalização da execução do projeto.
A presidente Dilma Rousseff já liberou os R$ 77 milhões para iniciar as obras que devem beneficiar mais de 120 mil pessoas distribuídas nos municípios de Bocaina, Susssuapara, Picos, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.
Mapa mostra por onde irá passar a adutora Bocaina/Piaus II (Foto: Divulgação)
O prazo de entrega da obra será de 12 meses, contado a partir da emissão da Ordem de Serviços.
Esse projeto sofreu algumas alterações desde que foi apresentado em 1997, à época, a melhor alternativa como fonte para o sistema adutor era o Açude Bocaina. Para sua execução seria necessário o bombeamento da água para as cidades atendidas, todas situadas em áreas mais altas que a barragem.
Com a conclusão da Barragem Piaus em 2009, alteraram-se as possibilidades de abastecimento das cidades de Santo Antônio Lisboa, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Alagoinha. O governo garante que houve um ganho potencial com a redução do consumo de energia, devido à redução do número de Estações Elevatórias necessárias.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.