Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

16/01/2013 - 11h44

Compartilhe

16/01/2013 - 11h44

Governo oferecerá intercâmbio para 120 alunos estaduais

O projeto-piloto terá início no 2º semestre de 2013 com a realização de curso intensivo de línguas inglesa e espanhola beneficiando 1.500 alunos

 Redação

 

O Governo do Estado do Piauí oferecerá 120 bolsas de intercâmbio para alunos da rede pública estadual de ensino em países como Estados Unidos, Canadá e Espanha, em 2014. O projeto-piloto, encomendado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) pelo governador Wilson Martins, terá início no segundo semestre de 2013 com a realização de curso intensivo de línguas inglesa e espanhola beneficiando 1.500 alunos. O projeto será custeado pelo Tesouro Estadual, com investimento anual de aproximadamente R$ 6 milhões.

“Esse é um programa que nós sonhamos e temos orgulho de começar a executar. Vamos dar, a partir do critério do mérito, chances dos nossos melhores alunos terem essa experiência de intercâmbio, aprendendo línguas, conhecendo países, sua história e cultura”, disse o governador Wilson Martins, idealizador do projeto.

Segundo Ivanilde Castro, gestora do projeto, será aberto edital de seleção dos alunos que participarão do curso intensivo a ser realizado em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) a partir de junho. “A seleção será feita entre alunos do primeiro ano do Ensino Médio que cursaram o ano anterior na rede estadual e tem média acima de 8,0 em português e matemática”, explica a professora.

Os alunos inscritos terão seu histórico escolar avaliado por comissões instituídas por cada GRE. Já os alunos que farão o intercâmbio serão escolhidos a partir de seu desempenho no curso intensivo de línguas e do resultado em uma prova de proficiência.

Os países nos quais os alunos estudarão durante um semestre letivo (com primeira turma a partir de 2014) são Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile. “A parceria será firmada entre o Governo do Estado e as embaixadas desses países. O intercâmbio será com escolas de Ensino Médio, com acompanhamento de empresa que atua nessa área escolhida através de licitação”, esclareceu Ivanilde Castro.

Redação

Comentários