Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Notícias /

Educação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/02/2025 - 05h02

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

13/02/2025 - 05h02

Teresina discute inclusão e capacitação para atendimento de crianças atípicas

Entre os principais temas abordados, destacaram-se a capacitação dos profissionais da Educação e a garantia de matrícula para todos os alunos.

 

Secretário Municipal de Educação, Ismael Silva

 Secretário Municipal de Educação, Ismael Silva

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) realizou, nesta terça-feira (11), uma reunião com as entidades PRISMAS, AMA e APAE, juntamente com o deputado estadual Franzé Silva, para debater as necessidades das crianças atípicas da rede municipal de ensino. Também estiveram presentes pais e mães atípicas, que compartilharam suas experiências e contribuíram com suas perspectivas.

Entre os principais temas abordados, destacaram-se a capacitação dos profissionais da Educação e a garantia de matrícula para todos os alunos. O secretário municipal de Educação, Ismael Silva, reforçou o compromisso da gestão com a inclusão e destacou o diálogo contínuo com as associações.

“Nós já estivemos reunidos com as associações em dois diferentes momentos no mês de janeiro, inclusive com a presença do prefeito de Teresina, Silvio Mendes, que determinou o retorno dos convênios com as associações”, disse o secretário.

Durante a reunião, o deputado estadual Franzé Silva anunciou a destinação de uma emenda parlamentar para financiar a capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino, visando garantir um atendimento mais qualificado e inclusivo às crianças atípicas.

Além disso, a Associação PRISMAS entregou documentação de 140 crianças, cada uma com necessidades específicas, que exigem acompanhamento especializado. A SEMEC se compromete a analisar individualmente os casos de denúncias apresentadas pelo deputado e a buscar soluções conforme a capacidade de atendimento do município.

O secretário também comentou sobre as ações voltadas à inclusão. “A SEMEC convocou mais de 75 estagiários de apoio à inclusão hoje, de diversas áreas, para reforçar o suporte aos alunos com necessidades especiais, que já conta com mais de 1.900 auxiliares de apoio à inclusão”, reforçou Ismael Silva.

Comentários